segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Titãs soam artificiais com produção de Bonadio.


O que não foi Dito
Opinião de Cd
Título: Sacos Plásticos
Artista: Titãs
Gravadora: Universal Music
Cotação: * 1/2

Há muito tempo que os Titãs não conseguem lançar um bom disco à altura de seu passado inspirado. Em Sacos Plásticos, o disco lançado pela Universal Music com produção de Rick Bonadio, a falta de inspiração soa mais evidente. Não espere ouvir no disco canções transgressoras como “Bichos Escrotos” ou baladas experimentais como “O Pulso”. Em Sacos Plásticos, os Titãs soam apenas como uma banda qualquer, apenas com alguns rocks sem graça e baladas clichês (mas sem a inspiração de “Epitáfio” que, apesar de fraca, era um dos destaques da safra autoral do grupo nos últimos tempos).

A canção que abre o disco, por si só, já é vergonhosa. “Amor por Dinheiro” é um rock que tenta, sem sucesso, soar forte e transgressor. Soa chato (apesar da letra interessante). “Antes de Você” é a primeira balada do disco. Composição de Paulo Miklos, a canção não consegue aumentar o interesse pelo álbum. Canção de ambiência rock-eletrônico, a faixa título, “Sacos Plásticos”, poderia ser um dos destaques do álbum não fosse a fraca letra. “Porque eu sei Que é Amor” também não consegue se destacar no álbum. Balada apaixonada que não diz nada.

A produção do disco também é pecaminosa. Rick Bonadio pode conseguir fazer com que bandas do universo EMO, como NX Zero e Fresno, soem interessantes comercialmente, mas não conseguiu realizar o mesmo êxito comercial (ou qualitativo) com os Titãs. E fica nítida a falta de qualidade do álbum na seqüência de “A Estrada”, “Agora eu Vou Sonhar”, “Quanto Tempo” e “Deixa eu Sangrar”. Faixas até vergonhosas para uma banda com um passado tão inspirado e roqueiro. O grupo parece ter se rendido às amarras do mercado, abdicando da qualidade, mas sem conseguir tamanho êxito comercial. Melhor momento do disco, a faixa “Problema” é destaque pela letra interessante e pela sonoridade indie-rock. Entre os parceiros que figuram na faixa, está o nome de Arnaldo Antunes. Prova viva da falta que o compositor faz ao grupo. O disco atinge o ápice e decai. “Não Espere Perfeição” tem letra fraca e pueril, ambientando o grupo à produção de Bonadio. Assim como “Quem vai Salvar Você do Mundo”, que só não consegue ser tão chata quanto “Múmias” porque não conta com os vocais vergonhosos do grupo. Uma cópia mal feita do Roupa Nova. Andreas Kisser contribui com a faixa “Deixa eu Entrar”, outro destaque do disco, com sonoridade pesada e interessante e com letra (enfim) a altura. A faixa que fecha o álbum, “Nem Mais uma Palavra”, é um reggae de ambiência rocker, fechando o álbum com clichês românticos. Típica dor-de-cotovelo. Vergonhoso.

Sacos Plásticos é mais um ápice da falta de inspiração dos Titãs nesta década. Que falta faz um Arnaldo Antunes, ou até um Nando Reis no grupo.


Nenhum comentário: