quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A esmaecida primavera de Marina em "Setembro"


Vale à Pena Ouvir de Novo
Opinião de Cd
Título: Setembro
Artista: Marina Lima
Gravadora: Abril Music
Cotação: ***
Ano de lançamento: 2001

Setembro, o 16º disco da discografia de Marina Lima (e o primeiro a ser todo autoral), é o primeiro de inéditas da cantora desde o (bom) Pierrot do Brasil. Depois de se afastar dos palcos por 5 anos, Marina voltou em 2000 com o show Síssi na Sua, que gerou Cd e especial de TV. Setembro é o primeiro disco de inéditas da nova fase da cantora. Mais confiante, mostra que aprendeu a usar sua meia-voz (que, depois da forte depressão que a abalou na década de 90, não foi mais a mesma).

A faixa-título, “Setembro”, abre o disco em tom eletrônico (que permeia todas as canções deste novo trabalho). A música é inspirada no atentado do 11 de setembro, ocorrido nos EUA. Marina é antenada. “Dois Durões (Lagoa)”, a segunda faixa do álbum, é inspirada bossa eletrônica, e mostra a inspiração da Marina compositora. O disco é repleto de baladas eletrônicas, com som de teclados e sintetizadores. Dentre as baladas, está “Alguma Prova”, parceria com Alvin L., que também assina, ao lado de Marina, “Paris-Dakar”, canção ambientada no mundo eletrônico com letra interessante sobre a situação do mundo. Balada que já faz parte da novela global, O Clone, “No Escuro” é um dos destaques do disco, assim como o rap “Me Diga (Francisca)”, ambas em parceria com o irmão, o poeta e filósofo Antônio Cícero. Marina amplia, a cada disco, o leque de parceiros. Neste disco ela traz parceria com Dalto e Cláudio Rabello (dos quais, Marina já gravou a bela “Pessoa”, no disco O Chamado, de 1993). A balada “Notícias” tem sonoridade menos pesada, e voltada para uma balada mais sussurrada (como a voz da cantora); Em contrapartida, o rock “Fala (Não Cala)” pode não ser a canção mais inspirada do disco, mas tem sonoridade forte, que serve para alavancar a monotonia ensaiada, a qual fica evidente na faixa que fecha o disco, “Terra à Vista” (que conta com um funk incidental, gravado pelos cachorros de Marina). As últimas faixas de Setembro são três remixes da faixa-título, “No Escuro” e “Notícias”, os quais não adicionam nada ao projeto.

Setembro é o primeiro disco de inéditas de Marina nesta fase mais confiante com sua meia-voz. A produção de Edu Martins é contemporânea, pena que não traduza com maestria a fina obra de Marina, fazendo com que sua “primavera” não floresça com grande êxito. Disco feito para as pistas.


Nenhum comentário: