terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Convidados turbinam disco comercial de Ana


Opinião de Cd
Título: Multishow Registro Ana Carolina - N9ve + Um
Artista: Ana Carolina e convidados
Gravadora: Armazém/ Sony Music
Cotação: ***

No ano em que completa 10 anos de carreira, Ana Carolina lançou o (bom) disco N9ve, onde apresenta boa lavra de inéditas cercada de produção luxuosa de nomes como Alê Siqueira. O disco N9ve, no entanto, não parece ter contentado Ana Carolina, que colocou nas lojas neste mês de dezembro novo Cd acompanhado de DVD. Multishow Registro Ana Carolina – N9ve + Um é o disco que une Ana Carolina a nomes como Roberta Sá, Maria Gadú, Zizi Possi, Luiz Melodia, Ângela RoRo e Gilberto Gil para reviver alguns temas gravados por Ana nestes últimos trabalhos. A maioria das canções revividas no disco fazem parte dos últimos álbuns de Ana, Dois Quartos, Multishow Ao Vivo Ana Carolina – Dois Quartos e N9ve.

A primeira aparição do disco é Luiz Melodia, que comparece com gingado em “Cabide”. O samba feito por Ana e gravado por Mart’nália tem mais swingue quando cantado pela intérprete original, mas Ana e Melodia seguram bem a barra. Roberta Sá também comparece com seu sutil gingado em “Milhares de Sambas”. O fraco samba lançado por Ana em 2006 no disco duplo Dois Quartos ganha mais brilho no dueto. Maria Bethânia comparece para reviver “Eu que não sei Quase Nada do Mar”, a canção que Ana fez em parceria com Jorge Vercillo e deu para a abelha rainha gravar em 2006, no seu disco Pirata. A canção soa mais interessante na gravação original feita pro Bethânia. Ponto alto do álbum, o dueto de Ana Carolina e Ângela RoRo em “Homens e Mulheres” dá maior brilho ao tango lançado por Ana também em seus Dois Quartos. Ótima inédita da safra de Ana e da italiana Chiara Civello, o blues “Mais que a Mim” é levado com doçura num belo dueto com a novata Maria Gadú. Zizi Possi deu elegância e pisou com força e confiança nas “Ruas de Outono” de Ana. Assim como Seu Jorge tentou (mas sem muito sucesso) imprimir ritmo swingante ao samba “Tá Rindo, É?”, lançado por Ana em seu último álbum, N9ve. Gilberto Gil comparece para reviver sua parceria com Ana e Mombança. O samba “Torpedo” (também da lavra do disco N9ve) ganhou versão mais requintada com a participação de Gil. Ana incluiu no projeto uma gravação solo desnecessária. A canção “8 Estórias”, gravada no álbum N9ve, foi revivida por Ana em número solo, clonando o arranjo da gravação em disco (assim como a inclusão da canção “10 Minutos” no DVD, num vídeo clipe desnecessário com evidente playback). Completamente desnecessário. Desnecessária também foi a participação de Antônio Villeroy na (fraca) inédita “Heroína e Vilã”. A canção inédita da lavra do compositor não se impõe na sua obra autoral (mesmo com belo arranjo, a letra deixa a desejar).

Enfim, N9ve + Um é mais uma comemoração dos 10 anos de carreira de Ana Carolina e, apesar de bom, não consegue tirara impressão de que é mais um projeto apenas para faturar nas vendas de natal. Mas vale à pena ser ouvido.


Nenhum comentário: