quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Madonna celebra carreira com A coletânea


O Que não foi Dito
Opinião de Cd
Título: Celebration
Artista: Madonna
Gravadora: Warner Music
Cotação: ****

Quando um artista está devendo algum disco para uma gravadora, e pretende se livrar logo da mesma, não tem erro! Coloca logo no mercado uma coletânea com um apanhado de hits e pronto. Com Madonna não foi diferente. Ou melhor, não de todo igual. No ano em que completa 26 (bem vividos) anos de carreira, a rainha do pop decidiu acabar com o vínculo com sua primeira (e única) gravadora, a Warner Music. A gravadora, que distribui os álbuns de Madonna desde 1983, quando a cantora lançou Madonna, seu primeiro disco, coloca nas lojas a coletânea Celebration. Mas há um diferencial desta coletânea para tantas outras que simplesmente caem de pára-quedas no mercado fonográfico. É uma coletânea de Madonna! E só isso basta. Descontando a fraquíssima GHV2, lançada em 2001, as coletâneas de Madonna não decepcionam os fãs, visto que a The Immaculate Collection foi uma das coletâneas mais vendidas e aclamadas por público e crítica de todos os tempos. Madonna sabe dar a seus fãs o que eles desejam. Mas como eu dizia, Celebration não é apenas uma coletânea qualquer. É uma comemoração aos 25 anos de carreira de Madonna, completados em 2008 e comemorados com a Sticky & Sweet Tour (que aportou no Brasil). As comemorações se alongaram por 2009 e eis que nasceu Celebration, que chega ao mercado em formato de Cd simples, Cd duplo e DVD duplo, contendo alguns dos clipes mais importantes da carreira de Madonna. E ainda traz duas canções inéditas (a exemplo da The Immaculate Collection). “Celebration” e “Revolver” são as novidades do Cd (a última faixa está presente apenas no álbum duplo).

Enquanto o Cd te faz viajar por todas as fases da carreira de Madonna de modo aleatório, o DVD duplo te leva a ver todos os clipes da “material girl” de forma cronológica. Está tudo lá, ou melhor, quase tudo. A ausência de algumas canções no Cd (tanto duplo quanto simples) não é tão sentida, mas a falta de clipes como “Holiday”, “Everybody”, “American Life”, “Drowned World/ Substitute for Love”, “Bad Girl” e “Fever” são sentidas no DVD. Mas o DVD é coeso. Agrega todas as fases da carreira da popstar. Há a fase anos 80, com canções grudentas e de refrão chiclete, como “Lucky Star”, “Like a Virgin”, “Material Girl”, “Papa Don’t Preach”, “La Isla Bonita”, “Who’s That Girl” e “Cherish”, isso apenas para citar algumas. Há a fase “erótica” da cantora, que conta com clipes como “Justify my Love”, “Erotica” e “Deeper and Deeper”. Há a Madonna agressiva de “Human Nature”, a romântica de “Secret”, “Take a Bow” e “You’See”, e a espiritualizada Madonna de “Ray of Light”, “Frozen” e “The Power of Goodbye”. Madonna incluiu um pouco de tudo. Há “Beautiful Stranger” e há a fase “cowgirl das pistas” de “Music” e “Don’t Tell Me”. Pena que a cantora tenha aproveitado tão pouco o seu lado politizado, deixando de fora o melhor clipe do álbum American Life de 2003. A faixa-título não está presente, mas o disco está lá representado por “Hollywood”, “Love Profusion” e, eventualmente, por “Die Another Day”. Madonna também cai nas pistas de dança européias com a seleção de Confessions on a Dance Floor, de 2005. Lá estão “Hung Up”, “Sorry”, “Get Togheter” e “Jump”. É DVD para ninguém bota defeito. Incluiu até a fase mais atual da cantora, contendo os clipes de “4 Minutes” (com participação de Timbaland e Justin Timberlake), “Give it 2 Me” e o, até então inédito, “Miles Away”. O DVD traz também um outro clipe inédito, o da faixa-título “Celebration”. Na verdade do remix da canção, mas vale pela intenção.

Celebration chegou ao mercado como uma das coletâneas mais bem vistas até então e, no que depender do conteúdo, continuará assim. Tem um ou outro escorregão, mas ainda é uma coletânea para ninguém botar defeito nas suas 47 faixas.


Nenhum comentário: