terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Obra solar de Hime é o ponto alto do "Álbum Musical 2"


Vale à Pena Ouvir de Novo
Opinião de Cd
Título: Álbum Musical 2
Artista: Francis Hime e convidados
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: **** 1/2
Ano de lançamento: 2008

Em 1997 Francis Hime lançou o disco Álbum Musical, onde tinha alguns de seus sucessos revividos por nomes como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque e Maria Bethânia. 11 anos depois, o compositor lança o segundo volume. Álbum Musical 2 conta com 15 faixas e com nomes de peso no mercado atual, dentre eles Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Lenine e Adriana Calcanhotto. As escolhas inusitadas podem parecer perigosas, mas soam deliciosas na audição do álbum, e isso se dá a um único motivo: as composições de Hime. Um dos compositores mais importantes e talentosos da música brasileira, Francis une neste Álbum Musical 2 algumas de suas canções mais interessantes com interpretações quase impensáveis.

Zeca Pagodinho abre o disco cantando “Amor Barato”, a parceria de Francis e Chico Buarque parece que foi feita sob medida para Zeca. Ivete Sangalo é o nome mais destoante da lista de convidados, mas a cantora se sai muito bem ao defender “Quadrilha”, dando nova vida à canção (quase) regional de Francis. Lenine também se destaca ao defender “Um Carro de Boi Dourado”, a primeira (e única) parceria de Francis com Gilberto Gil. Adriana Calcanhotto mostra toda a sua versatilidade colocando sua singela voz em “Saudade de Amar”. Assim como Simone consegue (com muita luta) se ambientar na harmonia de “Maravilha”. Joyce comparece para dar um olhar cult para “Coração do Brasil”, e Paulinho Moska dá mais sentido à frase “nuzinhos em pêlo” proibida pela censura na primeira gravação de “Lindalva”. O time de convidados “não deve nada a ninguém” (como sentencia a letra de “Amor Barato”), por isso Teresa Cristina se sai tão bem ao defender “Promessas, Promessas” e Mônica Salmaso encontra o tom certo de “Mariposa”. São convidados de elite. Renato Braz e Olívia Byington podem não se sair tão bem ao defender, simultaneamente, “Grão de Milho” e “O Tempo da Flor”, mas nada que tire o brilho do belíssimo projeto. Ed Motta consegue colocar sua forte marca em “À Meia-Luz”, enquanto Luiz Melodia ganha destaque por apostar em “O Rei de Ramos” num arranjo turbinado. Vale lembrar que todos os arranjos foram criados e recriados pelo próprio Francis Hime, que toca em todas as faixas. Mart’nália se ambienta muito bem na sonoridade de “Pau-Brasil”, resultando em um dos melhores momentos do álbum. Já Bibi Ferreira (a surpresa da troupie de convidados) canta “Viajante das Almas” (a canção de Francis Hime letrada por Fernanda Montenegro) de forma magistral. A deusa do teatro foi escolhida para defender a faixa, e não deixou nada a desejar. Aliás, a faixa é a melhor do álbum, pois o fecha em clima de festa, numa conversa simultânea de todos os participantes do álbum que mandam mensagens entre si, enquanto Bibi continua cantando os versos finais da canção, que termina num último coro conjunto. Sublime.

Álbum Musical 2 não deixa nada a desejar para o primeiro. E qualquer projeto que Francis Hime lançar nessa mesma linha poderá sempre manter a qualidade estilística, já que as canções de Hime são atemporais. O problema será achar intérpretes que estejam à altura da obra de Hime. Mas nada que uma Zélia Duncan, por exemplo, não resolva.


Nenhum comentário: