terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Titãs ainda têm bom e velho fôlego Rock and Roll


Opinião de show
Título: Sacos Plásticos
Artista: Titãs
Local: Sesc Interlagos - São Paulo (SP)
Data: 25 de Janeiro de 2011
Cotação: ****

E foram os Titãs (em foto de Ingrid Almeida) os escolhidos para realizar, no Sesc Interlagos, região Sul de São Paulo, as comemorações dos 457 anos da cidade. O grupo levou aos campos do Sesc o repertório de seu novo show, Sacos Plásticos. O show é baseado em seu último disco homônimo lançado em 2009, no entanto no roteiro de 25 músicas apenas 5 eram do (esmaecido) trabalho do grupo. Os Titãs foram inteligentes ao rechear o roteiro com velhos hits, todos já conhecidos do público, e dar um espaço menor às músicas menores.

O show já foi aberto com o coro espontâneo da platéia, que acompanhava o grupo na primeira canção do show, “Comida”, do álbum Jesus não tem Dentes no País dos Banguelas, de 10987. A vibe continuou alta com “Amor por Dinheiro”, um dos destaques do (irregular) repertório do Sacos Plásticos. O grupo não economizou nos hits, nem nos elogios que afagaram o ego do público que lotou o campo do Sesc Interlagos e não arredou o pé nem com a forte garoa que antecedeu o show. Entre hits como “AA UU” (clássico de 1986 do antológico disco Cabeça Dinossauro), “Diversão” (1987), “Bichos Escrotos” (1986) e “Flores” (1989), o show só perdeu o pique quando o grupo apresentou “A Estrada”, do álbum que deu nome ao show. Daí pra frente alternaram entre altos (“O Pulso”) e baixos (“Antes de Você”), mas daí pra frente o show entrou no pique e não saiu mais. O grupo desfilou sucessos de coro espontâneo do público, dentre eles “Vossa Excelência”, a mais pedida “Polícia” (1986) (que contou com divertida introdução de “Maria Bonita”), “Go Back” (1984), “Família” (1986) (que contou com citação de “Panis et Circenses”) e o atual hit “Porque eu Sei que é Amor” (2009) propagado na trilha da novela Cama de Gato exibida pela Rede Globo em 2009 e mostrando a ótima forma vocal na qual Paulo Miklos (e todos os componentes, diga-se de passagem) se mantém. Desligado do grupo desde o fim de 2009, Charles Gavin fez falta, mas foi bem representado por Mario Fabre que ganhou o público nos graves de “Cabeça Dinossauro” (1986). Canção de maior fôlego do repertório de Sacos Plásticos, “Deixa eu Entrar” ganhou fôlego no palco com o coro do público, que cantava o refrão chiclete da canção. O show seguiu ainda com “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana” (2001), “Homem Primata” (1986), “Sonífera Ilha” (1984), “Lugar Nenhum” (1998) e foi encerrado (antes do BIS) com “Aluga-se”, o ótimo tema de Raul Seixas regravado pela banda em 1999 no álbum As Dez Mais. O BIS agregou “Televisão” (canção lançada em 1985 e que o grupo não cantava desde 1998), “Marvin” (1984) e saiu do palco ao som de “É Preciso Saber Viver” após 1h40 de show, ignorando o pedido insistente do público que clamava por “Domingo”.

Enfim, mesmo que não renda tudo o que pode no estúdio, os Titãs mostraram na tarde de 25 de janeiro de 2011 que, no palco, ainda têm grande fôlego do bom e velho rock and roll (prova viva foi o público de todas as idades que pulava contaminado pelo rock do grupo). Os Titãs ainda podem. Valeu.

Nenhum comentário: