sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Musical é retrato dramático de família americana


Uma Semana na Broadway - Encerramento da temporada
Opinião de musical
Título: Next to Normal
Texto: Brian Yorkey
Músicas e letras: Brian Yorkey e Tom Kitt
Direção: Michael Greif
Elenco: Marin Mazzie, Jason Danieley, Maghann Fahy, Kyle Dean Massey e grande elenco
Local: Booth Theatre - Broadway - New York - NY (EUA)
Data: 04 de janeiro de 2011
Cotação: *****

Musical de Brian York, Next to Normal é um espetáculo que trata da história de uma típica família Norte Americana que está “perto do normal”. A mãe ajuda a filha com os deveres de casa, ajuda o marido a se preparar para o trabalho, espera o filho chegar à noite para dormir tranquila. Uma típica família estadunidense. Não fosse o fato da mãe, Diana, sofrer de distúrbios psiquiátricos. Ela espera por um filho que não vem. Um filho morto ainda criança. O choque da morte do filho foi tão intenso que Diana nunca mais conseguiu se recuperar. O musical trata da ética dos tratamentos psiquiátricos, principalmente do tratamento de choque (ainda muito usado hoje em dia), ao qual Diana é submetida.

O espetáculo foi montado em 2002 em forma de esquetes e ganhou forma em 2005, tendo estreado no circuito off-Broadway em 2008 e ganhando a Broadway em 2009 (ficando em cartaz até o início de 2011). A história é emocionante. Brian Yorkey soube criar um drama salpicado com tiradas engraçadas que apenas aludiam ao fato de como os problemas psiquiátricos ainda não serem entendidos com a seriedade necessária. O elenco contava com nomes intensos, como Marin Mazzie (Passion) na pele da matriarca Diana, Jason Danieley (Candide) como o marido Dan, Maghann Fahy (One Life to Live) como a filha injustiçada Natalie e Kyle Dean Massey (Wicked) na pele de Gabe, o filho morto que surge em eventuais (e intensas) recordações.

As músicas criadas por Brian Yorkey e Tom Kitt são igualmente intensas. Cada ator conseguiu imprimir em seu canto o drama da família, tendo destaque para a canção que encerra o primeiro ato, a ótima “A Light in the Dark” cantada em um dueto intenso (e por vezes liricamente singelo) de Marin Mazzie (que desempenha um ótimo papel como cantora) e Jason Danieley (que perdeu um pouco do viço da voz, apresentada em toda a sua plenitude em Candide, de 1997). A direção de Michael Greif (premiadíssimo diretor de Rent) apenas abrilhanta a obra.

Enfim, Next to Normal é, sem dúvida, o melhor musical da temporada da Broadway e merece vida longa. É um musical redondo, emocionante e perfeito. Vale o ingresso a U$ 36,50 (cada centavo e mais).

Nenhum comentário: