quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Marjorie e Malvino falam a língua poética de Chico


Opinião de série
Título: Amor em 4 Atos
Episódio: Ela faz Cinema
Texto: Tadeu Jungle e Estela Renner
Direção: Tadeu Jungle
Elenco: Marjorie Estiano, Malvino Salvador, Cacá Rosset e outros
Exibição: Rede Globo
Horário: Após o Big Brother Brasil
Cotação: ****

Série inspirada na obra musical de Chico Buarque de Hollanda, Amor em 4 Atos estreou em 11 de janeiro de 2011 com o episódio baseado na canção “Ela faz Cinema” com citações de “Construção”. Tadeu Jungle e Estela Renner entrelaçaram duas histórias distintas que se cruzavam. A história de Letícia (Marjorie Estiano), noiva de um monarquista (André Frateschi) que se apaixona pelo pedreiro da obra no apartamento acima do seu, Antônio (Malvino Salvador), sem saber de seu real ofício. A outra história é de Rafic (Cacá Rosset), o árabe que vende quitutes árabes em seu trailer e é apaixonado pela voz que se ouve nos megafones na Estação da Luz.

O episódio uniu sensibilidade, poesia, uma ótima fotografia e um texto inspirado. Marjorie Estiano já não surpreende mais ao viver papéis mais densos, portanto foi ótima sua interpretação na pele da menina-diretora Letícia, mas Malvino Salvador desempenhou um ótimo papel na pele do pedreiro que faz de tudo para se adaptar ao universo da mocinha de outro nível cultural. O ator conseguiu se distanciar da figura deixada por suas personagens, sempre com um tom meio bruto. Realmente emocionou. Cacá Rosset também convenceu na pele do árabe Rafic, mesmo tendo pesado a mão na caricatura e errado o sotaque, mas convenceu.

Outro ponto muito positivo da série é não levar simplesmente a história contada por Chico às telas. As canções (que servem de ótimo pano de fundo – como as cenas de Arnaldo Antunes em registro curioso de “Construção”) norteiam o espectador sem interferir na história de maneira que comprometa. Ponto para o diretor Tadeu Jungle, que soube se manter coerente ao texto e, em nenhum momento, fugir da estética sugerida. Aderindo até a narração interessante (e inspirada) de um, ainda inspirador, Paulo César Peréio. Valeu.

Enfim, Ela faz Cinema foi um ótimo começo para a série. E que continue assim, afinal tem tudo para ser um dos destaques na programação deste ano.

Nenhum comentário: