sábado, 22 de janeiro de 2011

Brincadeira musical do Pato Fu dá certo no palco



Opinião de show
Título: Música de Brinquedo - Planeta no Parque
Artista: Pato Fu
Local: Parque do Ibirapuera - São Paulo (SP)
Data: 22 de Janeiro de 2011
Cotação: **** 1/2

Evento anual que ocorre pelos parques de São Paulo, a edição de 2011 do Planeta no Parque trouxe como atração principal na manhã de 22 de janeiro a banda Pato Fu com uma versão resumida de seu novo show, Música de Brinquedo. O show é baseado no álbum homônimo lançado pela banda em 2010, onde faz covers de diversos hits da música brasileira e norte americana tocando pequenos instrumentos de brinquedo. A sonoridade, além de interessante, é extremamente agradável.

O show foi iniciado com quase uma hora de atraso, mas nada espantou o público que se aglomerou no campo do ensolarado Parque do Ibirapuera para ver o show. Quando a banda (capitaneada pelo casal Fernanda Takai e John Ulhoa) entrou em cena a satisfação foi geral. Eles desfilaram um roteiro de hits alheios pincelados com alguns (poucos) hits da carreira da banda. “Primavera” (o sucesso de Tim Maia) abriu o roteiro e levou o público a cantar. “Sonífera Ilha” (hit do repertório dos Titãs) fez o público dançar. O show não teve em nenhum momento algum baixo. Seu início – principalmente, foi irretocável. A banda ainda aclopou na primeira parte do (curto) roteiro de 14 canções “Rock and Roll Lullaby” e o hit “Eu”, que gerou coro espontâneo da platéia.

Um ponto alto do show foram os bonecos comandados por três integrantes do grupo de marionetes Giramundo. Os bonecos interagiam com a banda de maneira engraçada e divertida, funcionando também como backing vocals e animadores do público em diversas canções, valorizando o show da banda mineira.

Do roteiro original do show 4 canções foram suprimidas da apresentação: “Simplicidade” (canção lançada pela banda em 2005), “Pelo Interfone” (canção de Ritchie, lançada em 1983), “Love me Tender” (o hit de Elvis Presley lançado pelo “rei” em 1956, que foi falta sentida no show) e “Made in Japan” (o divertido tema em japonês lançado pelo grupo em 2000). Mas nada chegou a prejudicar o show, que ainda contou com abordagens divertidas de canções como “Frevo Mulher” (sucesso de Amelinha, em 1979), “Ovelha Negra” (o mega hit da carreira de Rita Lee, também de 79), “Live and Let Die” (canção lançada em 1973 pelo sir Paul McCartney), “Todos Estão Surdos” (da dupla Roberto e Erasmo, de 1971), “Perdendo Dentes” (hit da banda, lançado em 2000) e “Twiggy Twiggy” (do grupo Pizzicato Five, de 1991), que contou com a apresentação da (ótima) banda, que (se) divertiu ao tocar divertidos instrumentos de brinquedo. Já no final do show, o público voltou a pular ao ser embalado por temas como “My Girl” (The Temptations, 1964) e “Ska” (Paralamas do Sucesso, 1984). O show não contou, de fato, com um BIS e foi encerrado ao som do hit “Sobre o Tempo” (1995) seguido de “Bohemian Rhapsody” (a ópera-rock do Queen lançada em 1975).

Enfim, Música de Brinquedo foi uma maneira feliz de dar boas vindas ao projeto Planeta no Parque. Vida longa (longuíssima) ao Pato Fu.

Nenhum comentário: