quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Os livros são objetos transcendentes...

"(...) mas podemos amá-los do amor tactil que votamos aos maços de cigarro"

E é citando Caetano Veloso (
"Livros") qeu eu decidi abrir este texto. A pergunta é simples: por que, no Brasil, as pessoas não gostam de ler? A pergunta pode até ser simples, mas a resposta é praticamente desconhecida. Temos grandes autores, histórias fascinantes, sebos que tornam os preços mais acessíveis... o que não temos? Interesse? Ou talvez a pergunta não seja nem essa, seja o que nós temos. Preguiça? Eis a resposta aí, minha gente. Preguiça! Temos preguiça de cultura, essa é a verdade. Uma pessoa que vira pra mim e diz: não tenho tempo pra ler, tenho muito trabalho, casa, filhos... Eu entendo esta pessoa, afinal o tempo nem sempre é nosso melhor amigo; Mas a pessoa que vira pra mim na cara mais deslavada e solta um: não leio porque não gosto de ler. Tenho preguiça. Realmente merece ser, no mínimo, surrada por autores de auto nível. O que o livro tem que a TV não tem? A preguiça é de imaginar a história ao invés de tê-la mastigada na sua frente? Realmente, eu me privo de falar deste assunto porque realmente fico revoltado. Alguém da minha idade que diz odiar ler, realmente não deve te rlá muitos neurônios. Claro que temos excessões maravilhosas, pessoas que me deixam feliz e satisfeito de ter a idade que tenho, mas há outras que simplesmente me perguntam: por que vocÊ tá lendo esse livro? Coisa chata! - Estas me dão vergonha, muita vergonha.
Bom, este pseud-texto crítico foi criado com o intuito de apresentar o vídeo asseguir. Eu poderia ter escolhido o vídeo de qualquer outro escritor ou escritora. Poderia ter pego um Ferreira Gullar ou uma Zélia Gatai, mas decidi pegar este vídeo com uma entrevista da Thalista Rebouças. Ela fala a linguagem adolescente com intleigência. Aquele que me diz que Thalita não é cultura porque escreve para adolescentes, no mínimo sofre de um preconceito desmedido e burro. Abaixo, Thalista Rebouças:


Nenhum comentário: