domingo, 24 de janeiro de 2010

DVD registra bem o "Picnic" da rainha do rock


Opinião de DVD
Título: Multishow Ao Vivo Rita Lee
Artista: Rita Lee
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: ****

Turnê comemorativa dos 40 anos de carreira de Rita Lee (e 60 de vida), Picnic (que estreou em janeiro de 2008 e foi registrado em janeiro de 2009) ganhou registro na série Multishow Ao Vivo. Cd e DVD Multishow Ao Vivo Rita Lee lançado em meados de 2009, são o registro de um Picnic clássico e, ao mesmo tempo, jovial. A ótima forma artística de Rita continua visível no vídeo, quase tanto quanto no show que o deu origem. Mudanças acontecerão, mas nada que tirasse o brilho do projeto.

Rita e Roberto de Carvalho (que, aliás, é quem cuida dos arranjos e da produção musical) se uniram a Rodrigo Carelli (diretor de vídeo) para novas mudanças.

“Flagra” abre o DVD da mesma forma jovial que abre o show, a única mudança é o fato de Rita já estar em cena ao início da canção. “Saúde” dá continuidade ao show, e antecede um dos momentos mais belos do projeto, numa versão forte e arrebatadora de “Mutante”, Rita reintera num refrão o fato de “ser uma mutante”. Talvez uma ex-mutante. Eis que a homenagem às mulheres ganha força no medley que une “Cor-de-Rosa Choque” a “Todas as Mulheres do Mundo” (com direto até a foto de Leila Diniz exibida no telão central). Canção inédita apresentada em 2007 no Box de DVD’s Biograffiti, “Tão” é uma homenagem às pessoas chatas. Momento divertido do roteiro.

O que não pode faltar nos shows ou projetos de Rita é o bom humor, e ele fica nítido quando Rita se une às suas backings Rita Kfouri e Débora Reis para interpretar a divertida “Vingativa”, do repertório do grupo As Frenéticas. O show ainda conta com versão inusitada para o sucesso dos Beatles, “I Want to Hold Your Hand”, que virou “O Bode e a Cabra”. Primeira canção realmente inédita do DVD, “Se Manca” não é uma das obras primas da carreira de Rita, mas é um momento que diverte ao expor a opinião da cantora quanto a pessoas realmente chatas (sabem aquelas que não se mancam? Daí o refrão). Um dos melhores momentos do DVD é a homenagem tropicalista. Rita canta “Baby” (Caetano Veloso) com direito a citação de vários sucessos tropicalistas, como “Domingo no Parque”, “Panis et Circenses”, “Bat Macumba” e “Alegria, Alegria”.

Antigos sucessos surgem revisitados e alterados, como é o caso de “Bwanna”, que voltou em forma de homenagem ao presidente norte americano Barack Obama. A canção virou “Obama, Obama”. Números de shows antigos foram reaproveitados e ainda soam como novos, como “Vítima”, que é herança do show A Marca da Zorra, de 1995. “Insônia” é a segunda canção inédita, um bolero gostoso á moda dos criados pela cantora em parceria com Roberto de Carvalho na década de 80. Chuck Berry também foi homenageado na grande festa de Rita. O roqueiro foi relembrado com o sucesso “Roll Over Beethoven”. “Erva Venenosa” também foi um dos marcos, com pegada forte e roqueira. Os grandes sucessos foram enfileirados ao final. Com direito a solo no theremim, Rita entoou “Doce Vampiro”, seguida de “Ovelha Negra” que, apesar de belo número, pecou na edição de vídeo, que não captou o belíssimo cenário exibido no show, com fotos de todas as épocas da carreira de Rita. “Agora só Falta Você” fechou o show, seguida pelo BIS com “Lança Perfume” unida à marchinha “Chiquita Bacana”, encerrando o show como a grande festa que é.

Os extras contam com ótimo making-of apresentado por Beto Lee, desde os primeiros ensaios em São Paulo até as últimas passagens de som no Rio de Janeiro (onde o projeto foi gravado). Há também “Ooops!”, um tipo de “falha nossa”. Ótimo.

Multishow Ao Vivo é o registro de um dos melhores shows da carreira da maior roqueira do Brasil, e dá a plena impressão de estarmos na grande festa armada por Rita nos palcos de todo o Brasil. Rita Lee ainda é divina.


Nenhum comentário: