quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Que País é Esse? (é a porra do Brasil!)


Este meu texto foi escrito especialmente para ser publicado no blog Alma&Espírito, na coluna semanal Palavras do Ator, mas eu o achei tão visceral (o resultado final) que resolvi publicá-lo aqui também. Não tem título, portanto deixo isso a cirtério de vocês, meus queridos leitores fantasma. Eis:

O Brasil será a sede das Olimpíadas de 2016. Mais especificamente a cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ok, até aí não há novidade alguma, mas, confesso... Não me animo muito com essa história de Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
Claro que, pelo lado nacionalista, fico lisonjeado! Primeiro que sou americano, latino americano, sou brasileiro! Segundo que amo o Rio! Sou meio carioca, pô, eu quero o meu crachá!
Mas também fico preocupado e meio irritado! O Brasil ganha uma visibilidade interessante no quesito esporte, mas perde uma GRANDE visibilidade no quesito educação, segurança e afins. Pode parecer clichê bater nesta mesma tecla, mas é a verdade. O Rio de Janeiro está se mobilizando para as obras que ocorrerão no Maracanã, mas são raras (raríssimas) as vezes que vejo a cidade se mobilizar com tanta força e tanto ânimo para algo que realmente importa. Sim, eu acho as Olimpíadas pouco importantes. Um acontecimento no esporte? Talvez. Mas em que isso melhora a segurança, a saúde pública, a educação? Em que isso ajuda na cultura e no conhecimento? Se eu tivesse que escolher entre Olimpíadas de 2016 e um próximo Festival de Woodstock no Brasil, acho que nem preciso dizer o que eu escolheria, não é?!?!
A felicidade e o orgulho latino americano (o brasileiro, sobretudo) podem ser comoventes, mas não me convencem. Os brasileiros só se mobilizam em eventos como Olimpíadas, PanAmericano, COPA DO MUNDO – e agora entro num quesito muito meu!
Como eu ODEIO a Copa do Mundo! Um evento que para o mundo por incontáveis dias, quisá meses, não pode ser lá uma boa coisa! O mundo inteirinho pára e assiste sentado em frente a sua TV de plasma aos jogos, mas simplesmente se esquece que, enquanto estamos parados vendo sei lá quantos homens correndo atrás de uma bola no meio de um campo gigante (no qual a Madonna com certeza já se apresentou), os problemas continuam rolando. Não é porque é Copa do Mundo que os assaltos diminuíram nem o tráfico de drogas, de crianças, nem o trabalho infantil, nem o número de analfabetos, nem o número de mortes... Nada disso muda! E o pior de TUDO: Quando o Brasil perde uma Copa do Mundo, todos choram e choram! Eu não choro! Eu fico contente, assim o povo acorda mais rápido e não fica naquela doce ilusão de que somos os melhores, porque não somos! Não somos um país de primeiro mundo (apesar de o número de habitantes em capitais dizer o contrário), não estamos no patamar de NENHUM país da Europa, não somos Estados Unidos nem Canadá! Não somos asiáticos (e nesse quesito eu só digo GRAÇAS A DEUS), só aos que podemos nos comparar (e ainda assim nos envergonhar em alguns casos) é com o Malawi (África) e com alguns países do Oriente Médio (e olhe lá!).
Eu amo o Brasil, mas não suporto a mentalidade brasileira. O jeitinho brasileiro! Em Portugal não é assim! Na França não é assim! Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Japão, China, Canadá, Estados Unidos, em nenhum destes lugares é assim. Eu tenho pra mim que somos um bom país latino americano, mas perdemos em muitos quesitos para a Argentina. Os argentinos são patriotas, brasileiro só é patriota na Copa do Mundo. Argentino realmente acredita que Maradona é melhor que o Pelé. Aqui há dúvidas de que Pelé seje melhor que Maradona. Argentino se coloca num dos maiores patamares da história mundial cultural devido ao tango, que chega em TODOS os continentes. Brasileiro renega sua música. Desacredita da força do samba, da bossa, do rock Brasil e do que quer que seja! Há reais momentos em que o brasileiro me envergonha. Me orgulho da Sônia Braga, do Rodrigo Santoro, Tom Jobim, João Gilberto, da Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, do Paulo Coelho... todos que levam o melhor do Brasil para o mundo.
Eu sempre digo e hoje volto a repetir: PEOPLE, ACORDA! O Lula é confiante que o Brasil será uma das maiores potências (talvez a 5ª) em 2013, eu estou confiante de que a segurança no Rio, em São Paulo e em cidades do Nordeste vai realmente melhorar até 2035. Estou confiante de que Brasília vai começar a abrigar políticos de bem (como eu sei que há muitos por lá) e não gente como nosso queridíssimo José Sarney (FORA SARNEY!!!)... Enfim, só depende de nós acordar. O Brasil é um país lindo, de gente bonita, porém preguiçosa. Vamos dar um fim de uma vez por todas no nosso jeitinho brasileiro e ler um bom livro. Vamos ler Saramago, Paulo Coelho, Fernanda Young, Fernando Pessoa (e todos os seus heterônimos), Machado de Assis... Vamos nos tornar formadores de (boa) opinião... vale à pena (quando a alma não é pequena)!!!

Nenhum comentário: