quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Gisele é livre, leve e contemporânea em livro


Opinião de livro
Título: Uma Viagem Além da Porta
Autor: Gisele Lemos
Editora: Mazza Edições
Cotação: *** 1/2

“Estou vivendo uma experiência que não sei se me enriquece ou enlouquece: conversas imaginárias com amigos inexistentes.”

Assim é aberto Uma Viagem Além da Porta, o livro da debutante Gisele Lemos, editado em setembro de 2009 pela Mazza Edições. O livro não tem uma vendagem nacional, sendo distribuído (majoritariamente) na cidade de Belo Horizonte (MG), mas tem fôlego para um alcance em massa.

Gisele conta de maneira visceral um pouco da personalidade de Shirlene Pires, com muitos toques pessoais, sobretudo biográficos. Shirlene é uma mulher contemporânea, é atriz que morou em Nova York. Gisele também.

São 216 páginas leves, contando uma história contemporânea (que abriga mais diversas citações, desde Clarice Lispector, passando por Marina Lima, Simone, Ed Motta, até Fernando Pessoa). Gisele sabe prender o leitor. E sabe também fazer com que sejamos Shirlene conversando com Lucy ou perdidos na loucura de Nova York.

O livro não tem pontos baixos ou altos, segue linear e sóbrio, sem grandes emoções, e talvez por isso, perca ponto. Como perde ponto também pelos últimos capítulos que se desvencilham da descrição de personagens para ensaiar um enredo que é encerrado com pouco ânimo. É sóbrio, mas mais sóbrio que todo o livro.

Uma Viagem Além da Porta pode não ser um marco literário, mas é um livro interessante que merece atenção, assim como todas suas diversificadas personagens. Se confundir entre personagens como Geração 80 e Geração 70 chega até a ser fácil, já que são descritas de modos parecidos e quase ao mesmo tempo. É preciso estar atento!

Assim como também é preciso estar atento às mais singelas citações, como canções de Marina Lima, por exemplo.

Gisele aborda de forma informativa acontecimentos contemporâneos, e isso torna Uma Viagem Além da Porta um livro de boa importância. A queda das Torres Gêmeas de 2001, o acidente de Herbert Vianna e outros tantos artistas. Aliás, artista é o que não falta no livro. A admiração de Shirlene por eles é deliciosa. Ler suas citações de Sônia Braga mostra que não é necessário ser apelativo para ser inteligente.

Uma Viagem Além da Porta nos leva muito além de qualquer porta que possa existir. Nos leva a um presente perdido no passado e por isso, mas não só por isso, é um livro que merece destaque.


Um comentário:

Gisele Lemos disse...

Sem palavras para comentar mais nada! O que disse lá em cima, já me emocionou muito.
Vc tem um talento para a análise, a escrita que me surpreende!
Bjo grande na alma!