sábado, 10 de outubro de 2009

Bebel é singela e interessante em “All in One”

Opinião de Cd
Título: All in One
Artista: Bebel Gilberto
Gravadora: Verve/ Universal Music
Cotação: *** 1/2

Quarto álbum da discografia de Bebel Gilberto (iniciada em 2000, com o ótimo Tanto Tempo), All in One é um destaque na discografia da filha de João Gilberto. A mistura de bossa e música eletrônica fica bem mais diluída neste novo projeto.

A canção de abertura, “Canção de Amor”, dá o tom singelo e gostoso do disco (com sons de água caindo e assovios delicados no tom da canção). Bebel nunca foi uma ótima compositora, mas, para o trabalho que se propõe a fazer, sempre conseguiu satisfazer o público. Neste disco, das 12 faixas, a cantora assina 6, sendo que também fez versão para “Sun is Shining”, a canção de Bob Marley que ganhou feliz versão em português (misturada com o inglês) de Bebel. Um dos destaques do disco. “Bim Bom” (o baião em forma de bossa composto por seu pai, João Gilberto) ganhou versão delicada, calcada no vocal e no piano de Daniel Jobim.

Bebel abre o leque de parceiros, compondo com Carlinhos Brown belas canções de apelo mais popular como “Nossa Senhora”. A singeleza e os versos como “nossa senhora me deu a mão, me deu a luz, me deu o gás. Nossa senhora é demais, como é demais” mostram que Bebel vêm crescendo, tanto como cantora quanto como letrista. E a evolução no quesito cantora é fácil de notar em faixas como “The Real Thing” (Stevie Wonder) e “Far From the Sea” (Robertinho Brant/ Emerson Pena). A primeira lembra “Bring Back te Love”, canção gravada por Bebel no antecessor em Momento (2007).

Outra ótima parceria com Brown é “Ela (On my Way)”, bela faixa com a marca do baiano. Se “Secret (Segredo)” não é a faixa mais inspirada do disco, “Forever” e “All in One” são duas boas surpresas. Assim como a regravação de “Chica Chica Boom Chic”, a canção de Harry Warren e Mack Gordon gravada e lançada por Carmen Miranda em 1941 no filme “Uma Noite no Rio”. O disco é fechado do mesmo modo que foi aberto: com singeleza. A canção “Port Antonio”, composta por Bebel com Didi Gutman na Jamaica (onde o disco fora gravado – assim como em Nova York e Bahia), é um belo encerramento.

All in One tira a má impressão deixada por Bebel em Bebel Gilberto (2004) e a má recuperação em Momento. É disco singelo e interessante que merece ser ouvido. Valeu!


Nenhum comentário: