terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lenine comenta faixas de compilação


Ora lançado pela Universal Music, a compilação Lenine.Doc - Trilhas (capa acima), que coleta 12 temas compostos e gravados por Lenine para trilhas sonoras de novelas e séries da Globo, tem sua trilha comentada pelo pernambucano. Abaixo a seleção das canções com comentários do compositor:

1- Aquilo que dá no Coração

Foi um pedido, não o primeiro e nem o último, assim espero, de minha grande amiga Denise Saraceni. Junto ao convite, recebi uma mega sinopse para entender a alma da novela. De cara mergulhei na trama de Silvio de Abreu e me apaixonei. Foi tudo muito rápido, desde a criação (com a participação do grande Serginho Trombone assinando o arranjo de metais) à masterização. Lá estava a canção na abertura da novela “Passione” (2010). Assim é a televisão, uma urgência galopante...


2- De Sabugo a Visconde

Figura na retomada da adaptação pra TV do grande sucesso infantil “Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato. O convite veio do autor do projeto, o genial Roberto Talma, outro que ao longo dos anos tem sido amigo, irmão e cúmplice. Eu, que fui formado viajando no universo lobateano, pude participar da reafirmação deste grande escritor brasileiro e, de quebra, ainda personificar o Visconde de Sabugosa no especial de fim de ano em que o novo Sítio foi lançado, em 2001. Valeu, Talma.


3- Quatro Horizontes

Pedro Luís e eu compomos e gravamos para o filme “Diabo a Quatro”, de Alice de Andrade, lançado em 2004. O filme, que tem direção musical de Pedro, é ambientado numa Copacabana avessa ao cartão-postal e mostra, com humor e fantasia, uma delirante comédia social. O acompanhamento luxuoso da Parede foi fundamental, como sempre!


4- Agora é que São Elas

Tem o mesmo nome da novela e foi um pedido de outro querido amigo, Jorge Fernando. Para mim, Jorginho e Guel Arraes são responsáveis por uma renovação na teledramaturgia brasileira e, para minha sorte, estivemos juntos em muitos projetos. O ano era 2003 e a canção foi tema de uma personagem maravilhosa de Vera Fischer.


5- Minha Cidade - Menina dos Olhos do Mar

Foi feita para comemorar os 20 anos da Globo Nordeste e é uma homenagem à cidade do Recife. Esta canção gerou um clipe comemorativo com a participação de muitos expoentes da música pernambucana. O rap final é o genial Zé Brown quem manda.


6- A Mula sem Babeça

Foi criada para um projeto infantil intitulado “Lendas Brasileiras”. São quatorze faixas com interpretações e criações baseadas em personagens clássicos do imaginário popular e do folclore brasileiro, como o Saci, a Mula sem Cabeça, o Boto e o Curupira.


7- Não faz mal a Ninguém

A novela em questão é “Sete Pecados” (2007). O pedido foi de uma canção que não fosse tema central de nenhum personagem específico. A ideia era fazer uma canção-sinopse que pudesse ser usada em momentos e para personagens diferentes, ilustrando os sete pecados capitais.


8- Como é bom a Gente Amar

Foi produzida por Lula Queiroga para o CD do longa-metragem “A Pessoa é para o que Nasce” (2005), brilhante filme de Roberto Berliner. Um documentário que conta a saga das três ceguinhas emboladoras de coco de Campina Grande. De todas as faixas que compõem este CD é a única que não é de minha autoria, mas pela importância do documento, me aproprio dela sem culpa...


9- Sob o Mesmo Céu

Foi pensada para representar “O Ano do Brasil na França”, em 2005. Não é novidade pra ninguém o carinho que nutro por este país que me recebe tão bem há tantos anos. O convite veio dos Ministérios da Cultura da França e do Brasil e foi motivo de orgulho e prazer.


10- Diversidade

Fez parte da trilha do especial de fim de ano “A Terra dos Meninos Pelados”. Este musical infantil, originalmente escrito por Graciliano Ramos, foi ao ar em 2003 e eu ainda tive o prazer de fazer uma ponta no especial cantando a canção. Valeu, Denise!


11-Violenta

Compõe a trilha sonora do espetáculo “Breu” (2008), do grupo Corpo. Tenho um carinho especial por este trabalho, não só por ter sido minha primeira trilha feita para dança – com toda a liberdade que os Pederneiras nos deram para criar –, mas também pela possibilidade de ver tridimensionalmente a música que faço. Inesquecível ver todos aqueles corpos reproduzindo o relevo sonoro da trilha. MTB – Música Tridimensional Brasileira!


12- Alpinista Social

É o início de tudo e, por isso mesmo, está aqui como uma faixa bônus. Composta e gravada em 1990 para a novela “Lua Cheia de Amor”, a canção foi feita para uma personagem interpretada pela também pernambucana Arlete Sales – uma maravilhosa coincidência! Na época foi lançada em LP, afinal, ainda vivíamos a era do vinil. Cabe aqui reconhecer e agradecer o tremendo espaço que a televisão sempre deu a nós compositores. Valeu, Mariozinho Rocha!

Nenhum comentário: