domingo, 27 de setembro de 2009

VPON: Urbanidade de Abreu soa moderna e verdadeira.


Vale à Pena Ouvir de Novo
Opinião de Cd
Título: Entidade Urbana

Artista: Fernanda Abreu

Gravadora: EMI Music

Cotação: *** 1/2

Ano de lançamento: 2000


Fernanda Abreu sempre teve gingado e funk e seus discos sempre foram voltados para a dança e uma inteligência carioca. Em seu disco Entidade Urbana, Fernanda não abandona o swing, mas deixa sua “carioquisse” de lado para abranger todo o mundo.

Calcado em baladas suingantes, funk e rocks sampleados, Entidade Urbana é um dos melhores discos lançados por Fernanda nestes 10 anos de carreira solo. As faixas são todas autorais, com eventuais intervenções de parceiros como Liminha, Fernando Vidal, Fausto Fawcett e Rodrigo Campelo. Fernanda é ótima compositora.

A canção de abertura, “Sou da Cidade” já dá o tom dançante do disco. Uma letra interessante que enfatiza as grandes capitais, comparando São Paulo, Osaka e Pequim com outras capitais menos óbvias. “Baile da Pesada”, a segunda faixa do disco e a escolhida como single oficial, é mais carioca, visando os bailes (não exclusivamente os de funk) na cidade do Rio de Janeiro. Se “Roda que se Mexe” não brilha no disco devido ao forçado apelo popular, “Eu Quero Sol” é uma dos destaques do álbum. Tanto pela bela letra quanto pelo ótimo arranjo (parceria de Fernanda com Liminha e Sofia Stein). À medida que se ouve, é possível notar o crescimento do disco. Seja na interessante “Fatos e Fotos” ou no funk “Zona Norte-Zona Sul”. Um dos pontos altos do disco é “São Paulo-SP”, a parceria de Fernanda com Fausto Fawcett, Laufer e Liminha é uma típica visão de uma carioca sobre a cidade de São Paulo. A balada “Meu Cep é o Seu” enfatiza a veia romântica de Fernanda, mostrando que a “garota sangue bom” se sai bem em qualquer modalidade musical, como também é possível notar na faixa seguinte: “Urbano Canibal”. A inspirada parceria de Fernanda com Lenine.

Apesar da pegada swingante de “Megalópole-Cidade”, a faixa não conseguiu se destacar no álbum, sendo um momento fraco, assim como a balada “Paisagem de Amor” que, mesmo com a bela letra, não conseguiu se sobressair, sendo uma balada fraca (mesmo com apelo popular).

A produção de Liminha e Chico Neves fez Fernanda crescer ainda mais sem perder o swing e a qualidade musical. Entidade Urbana vale à pena ouvir de novo e de novo, de novo, de novo, de novo...


Nenhum comentário: