sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mylene oscila entre MPB tradicional e novidade em disco


Opinião de Cd
Título: O Que é Que Há?
Artista: Mylene
Gravadora: MCD Records
Cotação: ****
Ano de lançamento: 2003/ Ano de descoberta: 2008


Lançado originalmente em 2003 de forma idependente em tiragem restrita com o título de Mylene, O Que é Que Há foi relançado em 2004 pela gravadora MCD. O disco é uma mistura de uma MPB mais tradicional com um som mais contemporâneo, misturando o fado e a música eletrônica.
A canção que abre o disco é a boa
"48 Horas", parceiria de Fábio Almam com Pontual e Velos. A letra segue a linha de hit radiofônico, mas os arranjos dizem o contrário. A segunda faixa do disco, "Clareou", mostra uma influência afro, vide que os tambores ouvidos no final da canção lembram "O Canto das Três Raças" de Clara Nunes. "Rio Lisboa" faz em sua letra a ligação entre Rio de Janeiro e Lisboa, fazendo citações do rio Tejo e de cidades como Coimbra, relacionando com a praia de Copacabana e Niterói.
Se a canção título
"O Que é Que Há" (Fábio Jr.) não cumpre seu dever, "Pipoca Contemporânea" e "Eleanor Rigby" cumprem muito bem o papel de recolocar o disco no tom classudo. Outra canção que também teria tudo para ser um sucesso radiofônico por sua letra, mas com arranjos contraditórios, é "Coração Tonto". Mylene não procura se adaptar ao público, mas sim que o público se adapte a ela. Levando em conta frases como as de "Nela Lagoa" (ela me pega pelo gargalo e me bebe feito coca-cola). "Promessas" é a canção que tem cara de hit, enquanto "Madrigal" consegue fazer uma bela ligação entre o fado e a música pop/ eletrônica soando quase folk. Uma faixa que fica praticamente escondida em todo o disco é "Longa, Longa Noite" que, ao todo, pouco acrescenta ao trabalho.
Enfim, com um belo trabalho, Myele merecia um espaço maior pelas Fm's da vida. Vale à pena.

Nenhum comentário: