terça-feira, 13 de julho de 2010

Trilha de "despertar" se sustenta bem fora do palco


Opinião de Cd
Título: O Despertar da Primavera - O Musical
Artista: Elenco "O Despertar da Primavera"
Gravadora: Independente/ Aventura Entretenimento & Divina Comédia
Cotação: ****

Musical da grife Möller & Botelho, O Despertar da Primavera foi um dos grandes sucessos da temporada 2009/ 2010 no eixo Rio-São Paulo. O sucesso foi tanto que gerou também trilha sonora homônima baseada no espetáculo musical. O Despertar da Primavera – O Musical é tão bom fora dos palcos quanto dentro deles. Seguindo a ordem cronológica do espetáculo, o disco é um dos grandes achados do ano que, mesmo sem estar à venda fora dos teatros, pode ser obtido por download legalizado no site oficial do musical. As vozes dos atores/ cantores são boas o suficiente para sustentar as canções fora de cena, mérito também de Cláudio Botelho, que fez a versão das canções feitas originalmente por Duncan Sheik (música) e Steven Sater (letra).

A faixa que abre o álbum (e o espetáculo), “Mamãe, me Explica” conta com a boa voz de Malu Rodrigues, que volta a pôr voz na reprise da canção, que vem logo na faixa seguinte, contando com o mesmo coro que a acompanha no espetáculo. “Tudo que é Sagrado” e “Nessa Merda de Vida” também formam uma boa sequência, que funciona dentro e fora do palco. A trilha sonora é tão boa que até os diálogos das personagens dentro das canções não soa estranho, como o monólogo de Debora Olivieri em contraste com a canção “A Carta”. Canção de temática forte, “Um Escuro sem Fim” é uma das poucas que necessita de prévia interpretação cênica para fazer sentido a história da garota abusada pelo pai. Grandes momentos do musical, “Acredito” e “O Corpo é o Culpado” também são bons momentos que valem a atenção. Assim como “Não tem Tristeza e Vento Triste”, seguida de momento menor, “O Que Ficou pra Trás”. “Se Fodeu” não tem a mesma força no álbum quanto no palco, mas nem por isso deixa de ser um bom momento. Momento sedutor, “Murmurar” mostra a mesma beleza de “O Corpo quer Falar” ou “Velhos Conhecidos”. Diferente da peça, o álbum é encerrado com “Canção de um Verão”. Talvez o único desfalque do álbum para a peça seja a ausência da reprise de “Se Fodeu”, que conta com todo o elenco em cena para o derradeiro momento, forte e impactante.

Enfim, O Despertar da Primavera – O Musical é tão bom quanto a peça que o originou e vale à pena ouvir, mesmo sem ter assistido a peça. Mas se você assistiu, vale ainda mais à pena ouvir.


Nenhum comentário: