segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dorei traz novos ares para a música em "Respire"


Opinião de Cd
Título: Respire
Artista: Cláudia Dorei
Gravadora: Independente
Cotação: ***

Cláudia Dorei começou em 1997 a árdua batalha no mundo da música em busca de reconhecimento. Criada no terreno da rap music, a carioca foi apadrinhada no início pelo rapper B. Negão. E em seu primeiro (bom) álbum – antes disponível apenas para download, e agora disponível em álbum físico –, Respire, Cláudia mesmo sem fazer rap, não nega as origens.

“Acontece”, a faixa que abre o disco e funciona como carro0-chefe do álbum, tem, em sua sonoridade eletrônica, uma cadência do rap. Já “Gentileza” é uma boa faixa experimental, que, mesmo não primando pelo capricho no acabamento da letra, evoca o trabalho da cantora paulistana Céu. Mas, na contramão de “Gentileza”, “Pérolas” mostra além de arranjo caprichado, letra à altura. É resultado da boa produção realizada pela própria Dorei. Pena que, ao longo do álbum, os arranjos parecem se auto-clonarem. É o caso de “Menina” e “Não Sei” que, apesar de boas (destaque para a segunda), não conseguem se diferenciar de suas antecessoras em matéria de arranjo. E é o que acontece também com “Eu Sou” que, apesar de interessante, tem a mesma batida eletrônica que ronda o álbum como um todo. Mas a canção, talvez pela letra quente e pela voz envolvente de Dorei (que se mostra não só boa compositora como cantora exímia), se destaca no álbum como uma das melhores. E, nessa segunda metade, o álbum prima pela beleza das letras. “Já Passou” e “Warm Up” são as únicas mais irregulares. Relevante. Visto que “Demorô”, “Som” e “Foi Bom” redimem a fraca sequência. A última canção, aliás, encerra o álbum, deixando boa impressão.

Enfim, Dorei tem tudo para crescer dentro do que se propõe a fazer. Pode, inclusive ser um dos destaques entre as descobertas de 2010, caso não se renda às fórmulas previamente prontas do mercado fonográfico. Tem tudo para crescer.


Um comentário:

Anônimo disse...

Hum para variar essa tbm não conheço, nossa como sou pessima para cantores e musicas, gosto das musicas mas nunca sei que está cantando, nossa fiquei estranha msm.
Bjos