domingo, 18 de julho de 2010

Lady Gaga NÃO É Madonna!


"Lady Gaga é a nova Madonna". É o que eu mais tenho ouvido hoje em dia. Todos sabem que sou fã de Madonna e que vou com a cara da Gaga, porém, é inegável: Lady Gaga não é Madonna! Primeiro que nunca existirá uma nova Madonna, porque tudo o que a rainha do pop fez já está feito, então mesmo que queimem cruzes, mesmo que falem abertamente de sexo, mesmo que façam o que fizerem, Madonna já terá feito. Lady Gaga também não é revolucionária. Revolução é, na verdade, uma expressão única e exclusivamente ideológica, como as críticas que Madonna fez à igreja católica enquanto instituição no clipe de "Like a Prayer", ou então quando a mesma foi contra o puritanismo norte americano e criou a era Erotica. Portanto nada, NADA, do que Lady Gaga fizer vai sequer roçar na genialidade (e vejam, estou falando em gênios) do que a rainha do pop já fizera. Muito mais que a música, Madonna usou de ideologias que deixaram de se repetir. Falou metafóricamente sobre o sexo antes do casamento (o clipe de "Like a Virgin"), deu espaço à cultura latina (o clipe de "La Isla Bonita"), causou polêmica muito antes de Nicole Kidman ao se envolver com um garoto mais jovem (o polêmico selinho dado no clipe de "Open Your Heart"), falou da liberdade sexual feminina (o clipe de "Express Yourself"), criticou a igreja católica (o já citado clipe de "Like a Prayer"), fez confissões ao mundo ("Oh Father"), apresentou ao mundo uma cultura nova, a dança "voguing" (clipe de "Vogue"), lutou contra o puritanismo norte americano (a era Erotica), abriu espaço para a cultura marginalizada dos subúrbios norte americanos (clipe de "Secret"), foi experimental e esotérica (no álbum Ray of Light), criticou o governo político norte americano (American Life) e se jogou nas pistas de dança européias (Confessions on a Dance Floor). Tudo sempre com muito pop, sucesso e arte. Madonna lançou moda (cabelos, roupas, cor de cabelo e por aí a dentro - como na polêmica turnê Blond Ambition Tour). A cantora pop. Hoje, depois dos 50 anos, continua mostrando que ainda tem muito o que dizer, colocando o Malawi no mapa ao adotar uma criança do país africano, construindo escolas e instituições. Madonna está muito além das batidas pop que se ouve em seus álbuns (que, aliás, foram mote perfeito para artistas como Kylie Minogue, e cópias como Britney Spears e a própria Gaga, formarem seu conhecimento musical). Madonna foi tão importante quanto Michael Jackson (que fica para uma próxima análise).
Gaga, por outro lado, coleciona fãs pela simples excentricidade. As roupas não são feitas para serem tendências, mas sim para prenderem a atenção do espectador. Que ela é uma ótima cantora, ninguém duvida (com mais potência vocal que Madonna, inclusive), mas que ela é uma artista revolucionária, esse é um conceito a ser estudado. Afinal, tirem os apetrechos eletrônicos de Gaga, todas as roupas excêntricas, todas as besteiras que ela diz na mídia para gerar polêmica... e o que nós temos? Quase nada, apenas uma boa cantora com um repertório interessante. O que já deveria ser o suficiente, afinal seus álbuns The Fame e The Fame Monster, têm boas canções (se bem lapidados). E aliás, vale ressaltar também uma grande diferença artística de Gaga com Madonna. Madonna lança álbuns que procuram ser distintos do anterior, sempre com uma nova temática e com sucessos diferentes, com novas abordagens, enquanto Gaga vive de reedições de seu primeiro álbum, The Fame e de EP's e coletâneas com remixes de sua obra. Falta bom senso artístico à cantora.
Enfim, para encerrar, a grande diferença de Gaga com Madonna é: ideologia. Madonna usava do mercado para dar vazão às suas ideias, tornando-se assim um produto a ser consumido por aqueles que procuravam algo para dançar e por aqueles que procuravam com o que refletir. Gaga, por outro lado, é apenas produto. Sem ideologias concretas, apenas diversos clichês. Ou vocês acham que Madonna também já não tratou do excesso da mídia mundial? Dêem uma olhada no clipe de
"Drowned World/ Substitute for Love". O que Gaga faz com "Paparazzi" não é inovador, é apenas mais do mesmo. Gaga é apenas mais do mesmo. Por isso, por ser apenas uma cópia de si mesma, ela não pode ser Madonna que, em mais de 25 anos, conseguiu (e ainda consegue) se manter no topo da carreira, mesmo que os áureos tempos já tenham passado, alguém já viu um show de Madonna num estádio não lotar? A tia pode.
Lady Gaga NÃO É a nova Madonna! Lady Gaga é apenas... Lady Gaga (o que não é demérito).

Nenhum comentário: