segunda-feira, 4 de maio de 2009

Envelhecer...


Hoje é meu aniversário! Interessante como em dia de aniversário as pessoas ficam mais amigáveis, todos te desejando felicidades, paz, amor, harmonia, coisas boas... Às vezes eu me pergunto se tudo isso é verdade... Aqueles que não me desejaram feliz aniversário hoje é que são verdadeiros, gosto dessa gente que se não gosta de alguém não se manifesta. Eles são louváveis (não que eu esteja reclamando daqueles que me desejaram felicidades, de modo algum, mas às vezes fica a dúvida: é de coração ou é obrigação?). Mas vamos ao texto deste post.

"Envelhecer certamente com a mente sã", esses são os versos de
"Lema", a canção de Carlos Rennó e Lokua Kanza gravada por Ney Matogrosso em seu disco Inclassificáveis. Eu gosto de envelhecer. Gosto da sensação de que cada ano que se passou foi um ciclo que eu consegui completar. Gosto de imaginar que cada ano que vem é apenas (e tão só) para que eu me torne uma pessoa mais culta, inteligente... Que eu me torne um ser humano digno! Envelhecer traz a sabedoria, não (apenas) a sabedoria dos livros, mas a do tempo... A sabedoria que o tempo te proporciona é aquela que nada nem ninguém pode te tirar... Você pode esquecer das frações, pode esquecer da literatura e das regras de gramática, pode esquecer das ordens de física, das fórmulas de química e mais, pode esquecer do seu nome (!), mas esquecer o que o tempo te proporciona vocÊ não esquece. Você não esquece que o fogo é quente, vocÊ não esquece que precisa de ar pra respirar, você não esquece de respirar. O tempo pode ser o inimigo do corpo em alguns casos, mas é o melhor amigo da mente e da sabedoria, desde que você saiba como cultivá-la.
Confesso a vocês leitores fantasmas que sempre imaginei que chegaria aos 16 anos muito, mas muito mal... Uma pessoa burra e tapada... Um típico adolescente dos tempos de hoje. Mas não! Aqui entre nós? Eu cheguei muito bem aos 16 anos. Acho que melhor impossível! Mantenho um blog muito bem acessado, obrigado, escrevo, guardadas as devidas proporções, bem, estou aprendendo a atuar, sei compor parcialmente bem, tenho amigos maravilhosos, perdi amigos maravilhosos, ganhei inimigos formidáveis (estes sim me dão gosto), me tornei uma pessoa inteligente que sabe pensar por si mesmo (coisa bastante rara nos dias de hoje), tenho opiniões formadas e muitas respeitadas, tenho três entrevistas publicadas, 1 espetáculo de dança em cartaz e muito bem visto pela crítica e público, uma peça prestes a estrear, dois prêmio de "Melhor Canção" pela TCA Carioca e, o mais importante, a independência amorosa e de opinião! Chegar aos 16 anos de idade com opiniões próprias formadas e contra a ditadura comercial e cultural estabelecida pela mídia e, mais, sem estar procurando um caso amoroso, uma namorada, um casinho, uma ficante, nada! Isso sim é bom. Olhar para o meu próprio umbigo sem se preocupar com mais ninguém... Com o que a pessoa acha, imagina ou o que quer que seja. Estar preocupado apenas comigo a ponto de não querer me preocupar com esse mesmo ensejo é, no mínimo, ótimo para alguém que pensava em se matar aos 14 anos.
Aliás, só puxando um espacinho... Chegar aos 16 anos cursando italiano, mercadologia de trabalho, dança, teatro, fazendo escola e ainda encontrando tempo de fazer pilates e se manter em forma com uma dieta rigorosa... Realmente, aqui entre nós? Eu sou bom! Hahaha. Parabéns pra mim.

"Envelhecer certamente com a mente sã, me renovando, dia a dia a cada manhã. Tendo prazer, me mantendo com o corpo são, eis o meu lema, meu emblema, eis o meu refrão."

6 comentários:

Fernanda disse...

Ui, ui, meu amigo é chique que dói! 16 aninhos e conquistou tudo isso! haha... queridoco, beijo enorme pra vc. Muita paz, mta saúde, mtas felicidades... o resto a gente corre atrás haha.

beijokas meu querido e parabéns.

Adriano Sorona disse...

Rapaz, tudo de bom! Parabéns. Adorei o texto. Realmente, envelhecer é tudo isso!

abração.

Isabel Tropardi disse...

oi pessoa!
Realmente envelhecer é bom. Você realmente é um cara mto legal e merecedor de suas conquistas. Que nese novo ano você possa aproveitar bem todos os momentos dessa jornada que começa agora!

bjos

Nanda Portella disse...

Oi keridooo, que nesse ciclo vc tenha mta luz!!! e eu sou sim uma amizade verdade, sucesso a todos os seus projetos de vida!!
te amooo

Eunice disse...

Bruno
Eu sei, criança,eu sei..envelhecer tem seu lado bom.Mas envelhecer aproveitando o máximo da juventude.
Se as pessoas que estão a seu são sinceras ou não, com o tempo você irá descobrir.Muitas vezes um pensamento bom em sua intenção vale mais que mil palavras.Eu me lembro de quando tinha a sua idade.Desejo que não se perca no caminho.Que mantenha sempre o coração e a mente abertos.
Felicidades no seu caminho
Beijos
Eunice Lopes

Anônimo disse...

Eu quis dizer a seu lado.