quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ao vivo, "Picnic" de Rita soa magistral.


Opinião de Cd
Título: Multishow Ao Vivo Rita Lee - Picnic
Artista: Rita Lee
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: *** 1/2

Captado em apresentação do show Picnic na casa Vivo Rio (RJ), o DVD e o Cd Multishow Ao Vivo Rita Lee - Picnic chegaram às lojas ontem (20 de maio de 2009) pela gravadora Biscoito Fino. O DVD contém 18 faixas, já o Cd condensa o show em apenas 14 faixas.
Com arranjo refeito para o projeto,
"Flagra" abre o disco de forma morna, sem empolgar. "Saúde" (a segunda música do disco) também teve o arranjo remodelado, mas para melhor. As guitarras de Roberto de Carvalho e Beto Lee foram instrumentos que se sobressairam em todo o projeto. Desde os acordes fortes de "Mutante" (que, rearranjada perdeu a força cênica que tinha) até os acordes mais leves presentes em "Cor-de-Rosa Choque" que, aliás, é um dos pontos mais altos do disco por estar unida à "Todas as Mulheres do Mundo". Definido em cena como o "medley feminino". O disco conta com (boas) surpresas que acabam por se tornar os pontos altos do show, como a canção "Vingativa" (gravada pelo grupo As Frenéticas em seu primeiro álbum) ou "Baby" , num medley tropicalista que a uniu com "Domingo no Parque", "Panis et Circenses", "Bat Macumba" e "Alegria, Alegria".
O projeto ainda contou com duas canções inéditas:
"Se Manca" (rock que, de acordo com o release escrito por Erasmo Carlos para o DVD, é um tipo de desconstrução do ego masculino) e "Insônia" (a música inspirada em Rita, como declara a própria). Ambas as inéditas roçam a genialidade de canções dos tempos áureos da dupla Lee & Carvalho, diferente de "Tão" que, mesmo sendo um rock de ótima qualidade crítica às pessoas chatas (como permite o afiado humor e inteligência da vovó do rock), não tem fôlego o suficiente para figurar entre as melhores composições de Rita. Aliás, nenhuma das inéditas têm fôlego o suficiente para dar um "novo ar" ao disco.
O show é comemorativo dos 40 anos de carreira da cantora, portanto faz sentido revisitar canções como
"Bwanna" e repaginá-las (além de arranjo mais embriagante, os versos foram alterados de "bwanna, bwanna" para, muito propíciamente, "Obama, Obama", fazendo alusão ao atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama). Outro ponto alto é a versão forrózenta e inusitada para "I Want a Hold your Hand" dos Beatles. Rita gravou a versão feita na década de 60 pelo grupo Renato e Seus Blue Caps, transformando-a em "O Bode e a Cabra".
O disco é fechado com três canções certeiras!
"Ovelha Negra" (com belo arranjo, porém menos empolgante que o do último registro de show da Rita, o Mtv Ao Vivo lançado em 2004), "Erva Venenosa" (em versão arrasadora) e "Lança Perfume", unida em medley com a marchinha "Chiquita Bacana" de 1968. No final da última faixa ouve-se o coro da platéia entoando o hit "Mania de Você".
Magistral, carnavalesco e de várias faces, o "picnic" da vovó Rita se mantêm enxuto, mesmo sem o aparato visual.

Nenhum comentário: