quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Madrasta Má


Após iniciar minhas pesquisas sobre 7 - O Musical, eu passei a prestar mais atenção aos contos de fadas, sobre tudo os escritos pelos irmãos Grimm e popularizados pela Disney. A Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, A Bela Adormecida... Todos esses contos me parecem hoje com uma outra forma, uma outra visão... A visão das vilãs! Se vermos bem estes três contos que eu citei (por exemplo) não tem nenhum vilão, mas sim vilãs! As mulheres más que dominam a (s) cena (s)! Nós as amamos, odiamos, temos raiva, temos simpatia... Elas nos causam mais comoção do que a própria mocinha indefesa que necessita que o príncipe encantado a vá salvar no final da história. Agora, olhemos pelo lado das vilãs (quase sempre madrastas más): Elas, coitadas, não tem quem as defenda, não tem um príncipe encantado, não são tão belas quanto as mocinhas e ainda por cima tem um fim trágico no final da história... u torço por elas. Mas há uma e apenas uma que me chama muito a atenção... A Madrasta Má da Branca de Neve! O que levou essa mulher ao ponto extremo de querer matar Branca de Neve e ainda pedir o coração da garota? Seria ela louca? Vaidosa demais? Qual o problema dela? É impossível saber o que se passava naquela cabeça problemática, é impossível saber até mesmo se a cabeça era realmente problemática. A Madrasta Má deste conto de fadas não é nada mais nada menos que a representação atemporal das mulheres loucas-vaidosas. Mulheres que seriam capazes de matar para sentirem-se mais belas, mais jovens... mais capazes de derreter os corações e de figurarem nos sonhos masculinos. Eu saio em defesa da Madrasta Má! Ela não era má! Era apenas uma mulher...

Um comentário:

A Madrasta Má disse...

Tudo invenção contra a pobrezinha!
Bjinhos da Madrasta!