segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uma singela citação...


Sabe quando a admiração transcende todo e qualquer mau? Quando aquilo que você vê na sua frente é tão imperial, tão magistral, tão certeiro que te faz esquecer de qualquer coisa? Quando você simplesmente quer ser algo parecido com aquilo que você viu e pronto. Isso é Marília Pêra pra mim. Uma das atrizes mais completas do Brasil e, ao meu ver, a melhor atriz do mundo desde muito tempo. Não tem mais pra ninguém. Nem Meryl Streep (que amo), nem Jane Fonda (que amo), nem Bette Midler (que amo). O posto de maior atriz do mundo é de Marília Pêra. Claro que no Brasil temos uma outra atriz que transcende a normalidade e chega a um grau de excelência excepcional, e essa atriz é Fernanda Montenegro. Indicada ao Oscar, vencedora de incontáveis prêmios ao longo de toda a sua vida artística. Mas Marília faz mais meu gosto. A comédia, a ironia, o sorriso, a manemolência, o drama, a seriedade e o deboche de suas personagens são irreais. Que outra atriz já encarnou com tanta propriedade a pequena notável Carmen Miranda? Cantando tão bem quanto, vale ressaltar. Ou então, qual outra atriz já encantou tanto como Dalva de Oliveira? Claro que Adriana Esteves foi um marco dentre todas as interpretações de Dalva, com uma emoção ímpar. Vou acabar por dedicar um post a essa interpretação de Adriana Esteves qualquer dia. Mas Marília conseguiu passar uma dor e uma emoção recheada à graça, elegância e muito, mas muito carisma. Marília teve personagens marcantes nos últimos anos, mas com certeza a mais marcante foi sua encarnação de Coco Chanel. Mademoiselle Chanel (a peça) arrancou elogios dos jornais mais respeitados da França em sua passagem para uma temporada de três semanas. Marília lotou por três semanas o Olympia, a casa de shows mais conhecida de toda França localizada em Paris, e ainda fez com que a casa ganhasse status de teatro. Sim, senhores, foi uma brazuca que abriu no Olympia temporadas de teatro que hoje abrigam diversos espetáculos, dentre eles a montagem francesa do musical A Noviça Rebelde. Marília pode!
Marília encarnou nos últimos tempos grandes personagens que marcaram época, dentre eles estiveram: Gioconda (na novela Duas Caras, que fez uma ponte perfeita entre drama e comédia, caindo na boca do povo com o bordão "cheeeegaaa" - a perua podia!), Florence Foster Jenkins (no musical Gloriosa, fazendo um outro misto de drama e comédia, mas desta vez bem mais leve) e, claro, a hilária Milu Montini (na não menos hilária novela Duas Caras).
A cada trabalho de Marília fico mais apaixonado. Desde sua encenação inigualável ao lado de Paulo Gracindo Jr. até sua atual encenação divertidíssima como Catarina Faissol, da série A Vida Alheia.
O talento de Marília transcende, é algo inigualável. Ela é versátil, faz comédia, faz drama, faz tragicomédia, faz musicais, dirige (foi a responsável pela direção das duas montagens de Irma Vap, sendo a primeira a montagem antológica com Marco Nanini e Ney Latorraca). Marília tem tanto poder que foi a única a conseguir transpor toda a emoção trágica de Juliana, da série O Primo Basílio, dando um show na então estreante Giulia Gam e impossibilitando qualquer comparação com a ótima interpretação de Glória Pires para a mesma personagem no filme de mesmo nome. Aliás, a história se repetiu, afinal Glória também deu um banho na (até hoje) insossa Débora Falabela. Enfim, Marília merecia essa singela homenagem, essa citação, por assim dizer. Desde sua vinda da Tupy até hoje, encarando de tudo, sem nunca negar fogo (salvo o episódio até compreensível da série Cinquentinha), Marília Pêra é a atriz mais completa e versátil da dramaturgia brasileira e, com certeza (e admito de boca cheia) a maior atriz do mundo. E o melhor: Marília Pêra é nossa! É brazuca, é tupiniquim, é brasileira e tem orgulho de ostentar o título de "atriz brasileira" por onde quer que vá.
Marília Pêra FOREVER!

Selecionei alguns vídeos para essa singela homenagem à Marília:

Marília em Uma Rosa com Amor


Marília em O Primo Basílio


Marília em Elas por Ela


Marília canta Carmen Miranda


Marília em Cobras e Lagartos





Marília em Duas Caras


Marília em A Vida Alheia


Nenhum comentário: