sexta-feira, 25 de junho de 2010

Leila se adequa ao universo irregular de Russo


Opinião de Cd
Título: Meu Segredo Mais Sincero
Artista: Leila Pinheiro
Gravadora: Tacacá Music/ Biscoito Fino
Cotação: *** 1/2

Álbum idealizado por Leila Pinheiro para comemorar seus 30 anos de carreira (e 50 de vida), Meu Segredo Mais Sincero é um dos títulos mais curiosos da discografia da cantora. Com repertório calcado na obra de Renato Russo, o álbum tem sonoridade leve, que remete mais a fase solo da carreira de Russo que ao tempo em que passou à frente da banda Legião Urbana.

O álbum é aberto com abordagem leve e curiosa de “Ainda é Cedo” (Ico Ouro Preto/ Dado Villa-Lobos/ Renato Russo/ Marcelo Bonfá), que perdeu o tom roqueiro e ganhou versão menos pop. As canções de Russo se adaptam bem à voz de Leila (que já interpreta canções do compositor desde 1987), talvez por isso “Índios” soe mais tragável na voz de Leila que na melancólica voz do autor. Diferente do que pregam os mais saudosistas ou os seguidores fiéis de Renato e da banda Legião Urbana, a obra do compositor brasiliense não é tão irretocável, prova disso são temas menores, como “Quando Você Voltar” (Renato Russo/ Dado Villa-Lobos/ Marcelo Bonfá), que não mostra brilho na gravação original, nem na (boa) abordagem de Leila, assim como toda a falta de linearidade de “O Teatro dos Vampiros” (Dado Villa-Lobos/ Renato Russo/ Marcelo Bonfá) fica ainda mais visível na abordagem folk dada pela cantora. Tema de importância menor na obra de Renato, “Angra dos Reis” ganha versão que a deixa em destaque no álbum, assim como “Daniel na Cova dos Leões”, que acabou por fazer o caminho inverso. Tema composto por Leila em parceria com Renato e lançado pela cantora em 2006 no álbum Nos Horizontes do Mundo, “Hoje” reaparece repaginada, numa versão que agrega cordas e eventuais sopros programados. A faixa continua tão envolvente quanto sua gravação original. Mérito do quarteto que acompanha Leila no álbum. É também mérito do quarteto o arranjo econômico que tornou a maçante “Pais e Filhos” numa faixa tragável de 2 minutos e 59 segundos. Infelizmente “Tempo Perdido” não soa, em estúdio, tão sedutora quanto o registro feito por Leila no DVD Nos Horizontes do Mundo (2007).

“Há Tempos” (Dado Villa-Lobos/ Renato Russo/ Marcelo Bonfá) e “Metal Contra as Nuvens” (Dado Villa-Lobos/ Renato Rocha/ Renato Russo/ Marcelo Bonfá) são os dois temas de maior pegada pop do álbum, enquanto “Eu Sei” segue a mesma linha insossa de sua gravação original. “Andréa Dória” só vale realmente pela emoção e técnica de Leila ao interpretá-la. Um dos grandes destaques do álbum, não por acaso, não é uma composição de Russo, mas sim um dueto de Leila com o cantor numa canção de terceiros. A italiana “La Solitudine” (P. Cremonesi/ A. Valsiglio/ F. Cavalli), retirada do álbum Renato Russo Duetos (2009) é, com certeza, um dos momentos mais belos do álbum, que é encerrado com uma bela vinheta de “Perfeição” apenas com a voz límpida e sempre em forma de Leila Pinheiro.

Enfim, Meu Segredo Mais Sincero vale mais pela cantora Leila Pinheiro que pelo compositor Renato Russo. Mas é bela homenagem feita para um compositor endeusado como o mito que, de fato, nunca foi.


Nenhum comentário: