quarta-feira, 10 de junho de 2009

A minha geração adolescente...


Há um tempo atrás eu estava com a televisão ligada no canal da MTV, no mudo. E, enquanto esperava começar o Furo MTV (programa apresentado pela dupla Dani Calabresa e Bento Ribeiro) eu retirei do modo mudo e ouvi uma propaganda que me deixou chocadíssimo! Uma das VJ's da emissora fazia um comercial onde dizia o seguinte: "quer saber se aquele gatinho beija bem? Esse e outros segredos da vida você recebe no seu celular mandando um SMS com a palavra 'beijo' para...", confesso que fiquei chocadíssimo, e mais, irritadíssimo! Hoje em dia não temos mais muitos jovens (especialmente os da minha idade, 16 anos) engajados em nada que não a baladinha de sexta-feira ou sábado à noite, se aquele "gatinho" ou aquela "gatinha" beijam bem, ou se ficar ou não com aquela pessoa que é linda... A minha geração não passa de um aglomerado de pessoas movidas pela mídia, pessoas alienadas! Hoje não se lê mais alta literatura! Não se lê Paulo Coelho ou José de Alencar, não se lê Agatha Christie ou Manuel Bandeira, quisá João Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Sophia de Mello Breyner, Clarice Lispector ou Machado de Assis! A moda hoje é ler inutilidades como Crepúsculo e toda a saga da garotinha tapada que se apaixona por um vampiro! Eu li o livro, assisti ao filme e, confesso a vocês, nunca me entediei TANTO em toda a minha vida.
Hoje ninguém mais se importa com a inteligência das letras de música! Ninguém se importa com a harmonia de uma canção, do que os artistas (vide, artistas, não famosos) têm a dizer! Hoje a moda são as bandinhas teen's e as bandinhas emo's. Do lado teen podemos separar nomes descartáveis na música mundial como Jonas Brothers, McFly, Hanna Montana, dentre outros. Do mundinho emo separamos bandas que nada têm a dizer, a não ser o mesmo blábláblá sem nexo ou noção, como NX Zero, Fresno, For Fun e por aí segue uma lista imensa de quem não tem nada a dizer, mas é venerada pela minha geração tão burrinha.
Sabe aquele ditado: caiu na rede é peixe? Pois bem, caiu na mídia é bordão! Os que mais me irritam são "peitinho" e "Ronaldo", duas coisas extremamente idiotas, sem nexo, sem noção e sem graça, mas que todos amam! Eu tenho pra mim que apenas os idiotas, de mente REALMENTE vã, têm esses bordões como uma filosofia de vida! Eu tneho saudade dos bordões de verdade, inseridos em novelas, seriados... bordões clássicos como o inesquecível "cala a boca, Magda", dito todas as noites de domingo após o Fantástico por Caco Antibes, o personagem de Miguel Falabella no ótimo e saudoso programa Sai de Baixo. Outros bordões, estes mais atuais, saem das bocas de personagens do folhetim exibido às 21h, a famosa Caminho das Índias. "Hare baba" e "tic-tic" já cairam na boca de todos (inclusive de reais ARTISTAS, como Rita Lee que se diz fã da novela).
Bom, vamos fechar esse texto com um simples apelo! Meus colegas de geração, pelo amor de Deus, vamos começar a pensar um pouco. Vamos ouvir o Caetano, vamos querer tudo certinho, tudo fino, tudo correto como o som de Tim Maia. Vamos nos permitir a pensar. Esqueçam o
"Créu", esqueçam a geração de inúteis mulheres frutas, esqueçam a rodinha teen dispensável, esqueçam tudo isso! Tornem-se pessoas que pensam, inteligentes e cultas.

BC.

Nenhum comentário: