sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

2009 é o ano do centenário de Carmen


A portuguesa que tornou-se o símbolo-clichê do Brasil com sua eterna personagem baiana, Carmen Miranda, se viva, comemoraria neste ano de 2009 cem anos de idade. A pequena notável nasceu em Marco de Canaveses, em Portugal, em 09/ Fevereiro/ 1909 e chegou ao Brasil no ano seguinte. Seu primeiro disco foi gravado na (extinta) Brunswick, com as canções "Não vá Simbora" e "Se o Samba é Moda" de Josué de Barros. Logo após já gravou seu segundo disco, este, na RCA Victor interpretando "Triste Jandaia" e "Dona Balbina", ambas também de Josué de Barros. Os dois discos foram lançados simultâneamente em janeiro de 1930, ano em que Carmen lançaria seu primeiro sucesso, a marchinha "Tá-Hi" de Joubert de Carvalho, causando sua consagração nacional. Em 1931 excursionou para a Argentina junto com os cantores Francisco Alves, Mário Reis e o bandolinista Luperce Miranda, obtendo o primeiro êxito no exterior.
Carmen também lançou-se como atriz, seu primeiro filme foi em 1932, o consagradíssimo O Carnaval Cantando no Rio de Adhemar Gonzaga. Em 1940 ganhou consagração maior interpretando
"O Que é Que a Baiana Tem?" de Dorival Caymmi onde, por sugestão de Dorival, encarnou a baiana com roupas coloridas, badulaques, um cantar mais arrastado e a gesticulação de braços. Carmen faleceu em 05 de agosto de 1955 de um enfarte fulminante, recorrente do modo agitado que levava a vida.

Recorrente a seu centenário, as gravadoras já idealizam diversas homenagens, entre elas a reedição de discos da portuguesa dentre outros.

Viva Carmen!

Nenhum comentário: