terça-feira, 10 de novembro de 2009

“Tua” foca o amor e a paixão com esperança


Opinião de Cd
Título: Tua
Artista: Maria Bethânia
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: *****

Tua, o gêmeo de Encanteria, segundo dos dois discos que Maria Bethânia lança neste ano de 2009 pela Biscoito Fino. Disco lançado pela própria gravadora, Tua é marcado por baladas e pela devoção ao amor.

A bela parceria de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro, “É o Amor Outra Vez”, abre o disco de maneira belíssima. A letra se destaca ao ser interpretada pela voz certeira da abelha rainha. A faixa-título, “Tua”, de Adriana Calcanhotto, é uma das faixas mais radiofônicas do disco, sendo mais um destaque.

Tua não celebra com festividade o amor, mas com delicadeza e exatidão. Belíssimas canções como “A Mão do Amor” (infelizmente diluída apenas a pequena citação) são costuradas a composições medianas, como “O Que eu não Conheço” (Jorge Vercillo/ J. Velloso). A parceria de Vercillo com Velloso não é das melhores. A parceria de Arnaldo Antunes e César Mendes, “Até o Fim”, é outro destaque do disco.

Tua é repleto de singelezas, seja nos toques de bandolim ensaiados em “Remanso”, na interpretação repleta de religiosidade em “Fonte” ou na singela citação de “Dama, Valete e Rei” (usada para apresentar a bela “Você Perdeu”).

O disco só perde pontos por não dar maior destaque às canções usadas apenas como citações, tendo elas força para ocuparem uma faixa completa. Se “Guariatã” (Roque Ferreira) se perde um pouco no roteiro, “Saudade” retoma os tons certos do disco, ainda mais por conter a participação mais que especial de Lenine, que demonstra ser ótimo cantor ao entoar a triste balada. A citação de “Lamentação” (Mauro Duarte) antecede uma das faixas mais fortes do disco, “O Nunca Mais”. A canção de Roberto Mendes e Capinam pode não ser a mais inspirada da dupla, mas é uma das mais interessantes do disco. E, por falar em canções interessantes, o destaque fica para a belíssima “Domingo”. A canção de Roque Ferreira que fecha o disco, fazendo alusões (até) ao mundo circense.

Tua foca o amor de forma verdadeira, bela e instigante. Um dos destaques na discografia de Bethânia.


Nenhum comentário: