sábado, 29 de agosto de 2009

Simone feliz e satisfeita em "Na Veia"


Opinião de Cd
Título: Na Veia
Artista: Simone
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: ****

Simone lança pela Biscoito Fino seu novo trabalho. O Cd Na Veia. A avaliação deste ótimo disco será feita faixa a faixa.

1- Love (Paulo Padilha): A faixa que abre o (feliz) disco de Simone é um samba-pop com letra animadora, pra cima. Os versos "livre, leve e love" mostram o quanto o disco de Simone é feliz, ou tenta ser.

2- Certas Noites (Dé Palmeira/ Adriana Calcanhotto): A letra típicamente carioca mostra total descontração ao se dar início a uma relação. Fica bem claro neste quase samba que Simone está contente e satisfeita.

3- Migalhas (Erasmo Carlos): Canção pouco menos alegre do disco, apenas reintera a veia romântica do tremendão Eraso Carlos. O compositor é sensível por completo a ponto de saber traduzir (como de praxe) o pensamento feminino mais delicado.

4- Na Minha Veia (Zé Catimba/ Martinho da Vila): A faixa que inspirou o título do disco é belo e inspirado samba de Martinho da Vila e Zé Catimba. O estilo "sambão" não poderia faltar no disco. Samba de classe e qualidade.

5- Bem pra Você (Marina Lima/ Dé Palmeira): Canção que, como a maioria das músicas de Marina, conta um amor urbano. A letra apenas reintera a certeza da qualidade das canções de Marina Lima. Simone teve jingado para interpretar e dar sentimento à bela letra de Marina.

6- Geraldinos e Arquibaldos (Gonzaguinha): Retirado do fundo do baú, o ótimo samba de Gonzaguinha reaparece num ritmo que mistura o samba com o buliço caribenho. Linda homenagem para inglês ver... e ouvir.

7- Hóstia (Erasmo Carlos/ Marcos Valle): Lindíssima parceria de Erasmo com Valle, a canção é uma balada típica de letra envolvente.

8- Pagando pra Ver (Abel Silva/ Raimundo Nonato de Oliveira): Canção de tom country meio velho oeste, lembra canções mais atuais de Erasmo Carlos e Bob Dylan. Na melodia há bela alusão a "Como Nossos Pais". A letra feliz mostra um cego apaixonado que é feliz. A música nos deixa felizes!

9- Vale à Pena Tentar (Simone/ Hermínio Bello de Carvalho): Canção composta por Simone há mais de 30 anos atrás, é uma resposta à "Proposta", canção de Erasmo Carlos e Roberto Carlos lançada pelo rei na década de 70, início de sua era motel. A cigarra mostra que tem tato para a composição. Deveria se aventurar mais.

10- Ame (Paulinho da Viola/ Elton Medeiros): Samba majestoso de Paulinho da Viola e Elton Medeiros, é uma das surpresas do disco. Simone faz apelo para que todos amemos, e convence!

11- Definição da Moça (Adriana Calcanhotto/ Ferreira Gullar): Tema menos inspirado do disco, a canção é um poema de Ferreira Gullar musicado por Adriana Calcanhotto. Passa desapercebida pelo disco. Apesar dos belos arranjos, não é a parte mais inspirada do Cd.

12- Deixa eu te Amar (Agepê/ Ismael Camilo/ José Mauro Silva): Canção de tom populista lançada por Agepê, foi gravada por Simone neste disco num tom cool, menos voltado para o popular. É belo momento do disco.

Simone mostr-ase feliz e contente neste disco. Vale muito à pena ouvir. É um disco para causar felicidade.

Nenhum comentário: