sábado, 15 de outubro de 2011

A Doce melodia de Raquel Becker - Cantora e compositora prepara seu terceiro CD.




A gaúcha que mora em Brasília desde os 4 anos de idade, ganhou seu primeiro instrumento musical - Um pequeno violão, aos 6. Motivada pela efervecência musical da capital do país nos anos 80, Raquel começou a tocar bateria em algumas bandas, e nesse mesmo período passou a estudar canto.

Em 2008 lançou seu primeiro trabalho solo - "O melhor lugar", disco Produzido pelo maestro José Américo Bastos, e que trouxe como destaque a canção "Antes e Depois" com participação do cantor e compositor Leoni, ex-Kid Abelha.

Compositora, ela fala que escrever tem muito a ver com seu estado de espirito. "Nem sempre é pessoal, muitas vezes me inspiro em relações amorosas bem ou mal sucedidas de conhecidos, em assuntos que leio em revistas, internet ou até em uma conversa despretensiosa com os amigos num qualquer lugar".

Sentidos - seu segundo Cd, foi gravado em São Paulo e conta com participação especial de Rodrigo Santos em Sentido do Vento e Jorge Vercillo em Você é Tudo. Ela que é fã confessa de vercillo, e que já havia gravado em seu primeiro álbum a música "Fácil de entender", diz que foi uma honra gravar com ele. "Foi lindo! Um artista generoso, carismático e muito querido."

Seu próximo trabalho deve ser lançado no primeiro semestre de 2012 e ela já planeja a turnê, que inicialmente deve passar por capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.

Para o ano que vem, Raquel também está preparando um livro que deve falar, entre outras coisas, sobre ela. "Leio muito e adoro escrever. Busco sempre compor coisas novas todos os meses, não consigo ficar parada, sou bem criativa, acho que é da natureza das leoninas", Diz.


Confira agora a entrevista completa.


Priscila Toller : Pode-se dizer que sua relação com a música nasceu quando você ganhou um violão de presente do seu pai aos 6 anos de idade?

Raquel Becker : Sim, marcou muito e acabou virando meu presente favorito enquanto criança! Mas o que criou o elo verdadeiro foi o clima musical que Brasília viveu nos anos 80, quando se tornou conhecida em todo Brasil como a capital do rock. Uma adolescente vivendo em uma capital que respirava musica em todos os cantos da cidade, foi fantástico!


P. T : Você participou de algumas bandas antes de se lançar solo. O que mais te motivou a seguir sozinha?

R. B : Participei de algumas bandas em Brasília como baterista e quando comecei a compor, paralelamente comecei a estudar canto, a carreira solo foi uma conseqüência disso tudo.


P. T : Raquel compositora. O quê te inspira na hora de escrever as suas canções?

R. B : Na realidade, escrever tem muito a ver com meu estado de espírito no momento, em algum assunto ou sentimento que acho relevante descrever ou expor como canção. Nem sempre é pessoal, muitas vezes me inspiro em relações amorosas bem ou mal sucedidas de conhecidos, em assuntos que leio em revistas, internet ou até em uma conversa despretensiosa com os amigos num qualquer lugar.


P. T : Como é ter parceiros musicais tão bacanas como o Zeppa e Beto Dourah (Só pra citar alguns) ?


R. B : É sempre enriquecedor, pois são dois artistas falando de um mesmo assunto,

mas com uma vivência diferente sobre o mesmo. É um exercício criativo e musical que gosto de realizar.

P. T : Qual foi o momento mais marcante da sua carreira até agora?

R. B : Foram alguns momentos como:

1º) Ter no meu segundo CD “Sentidos” a participação do Jorge Vercillo cantando comigo, um artista que sempre fui fã;

2º) Tocar para mais de 100 mil pessoas no réveillon em Brasília;

3º) Poder ter como produtor musical no meu novo CD “ Sou Tantas” que será lançado ano que vem, o consagrado músico Marcelo Sussekind!


P. T : Tem artista que diz que, cada música feita é como um filho. Com você acontece isso? Qual canção considera seu “Xodózinho”?

R. B : Prefiro dizer que cada CD novo é meu xodozinho do momento, pois cada novo trabalho tem todo um cuidado que vai desde a concepção, pré produção, produção, gravação, criação e conceito de capa, peças de divulgação do mesmo até o show...é muita coisa envolvida, por isso, gosto de ver o todo de um novo trabalho e não apenas uma música, afinal todas as músicas do CD fazem parte do todo.


P. T : Quem são seus ídolos?

R. B : Jesus, meus pais, Kiss, Maroon 5, Caetano Velloso, Cazuza e Renato Russo.


P. T : O cd "Sentidos" tem participações de alguns nomes da nossa música, como por exemplo o cantor Jorge Vercillo. Como foi gravar com ele?


R. B : Foi lindo! Um artista generoso, carismático e muito querido, Sou super fã dele. Foi uma grande honra!!!


P. T : É verdade que você está escrevendo um livro? Como surgiu a idéia?


R. B : Leio muito e adoro escrever. Busco sempre compor coisas novas todos os meses, não consigo ficar parada, sou bem criativa, acho que é da natureza das leoninas,enfim... Aí a idéia de escrever uma ficção/Romance nasceu naturalmente, da vontade de fazer as pessoas viajarem não só nas letras das canções mas também nas páginas do livro, que vai falar um pouquinho da europa anos 70, do Brasil nos anos 80, da maçonaria, de amores e desamores, Janis Joplin, de rock, de mim... Enfim...


P. T : E o novo cd? Já tem alguma previsão de quando irá lança-lo?


R. B : A previsão é em março de 2012, juntamente com a turnê de lançamento. Devemos passar pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Brasília, Fortaleza, Salvador e Recife.




(Por Priscila Toller)

Nenhum comentário: