sexta-feira, 2 de abril de 2010

"Cantos e Contos" é comemoração digna para Zizi



Opinião de DVD's
Título: Cantos e Contos 1 e 2
Artista: Zizi Possi
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: ****

Em 2008, Zizi Possi comemorou 30 anos de carreira, contados a partir do lançamento de seu primeiro álbum, Flor do Mal (1978). A festa foi dada pela própria cantora com uma temporada de 12 shows realizados em São Paulo, na intimista casa de shows Tom Jazz com direção de José Possi Neto. A cada show (com exceção de dois) um convidado diferente dava o ar de sua graça, dentre eles estiveram nomes como Edu Lobo, Alceu Valença, Alcione, Toninho Ferragutti, Eduardo Dussek, Ivan Lins, João Bosco, Roberto Menescal, Luiza Possi e Ana Carolina. Estes 12 shows foram registrados e condensados em 36 números, divididos em 2 DVD’s de 18 números cada. Os DVD’s, ora lançados pela gravadora Biscoito Fino, dividem os 12 shows e os 10 convidados em Cantos e Contos 1 e Cantos e Contos 2.

O primeiro DVD, Cantos e Contos 1, prima pelo repertório curioso. O DVD é iniciado com Zizi interpretando “Vira Moenda” (Elza Soares Mendes), numa curiosa edição de vídeo. O número serve de gancho para que a cantora apresente o primeiro convidado: Alceu Valença. Juntos, a dupla faz perfeita sincronia na belíssima “Sabiá”, o clássico de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. Apresentam juntos também uma belíssima versão para “Na Primeira Manhã”, do próprio Alceu.

Segundo convidado do DVD, Edu Lobo, mesmo sem desenvoltura de cena, mostra sua boa forma vocal e sua belíssima poesia ao fazer dueto com Zizi em “Pra Dizer Adeus”, sua inspirada parceria com Torquato Neto. No mote de platéia, Edu assiste emocionado enquanto Zizi entoa de forma belíssima “Lábia”, a parceria de Edu e Chico Buarque, gravada originalmente por Zizi para o musical Cambaio. A dupla faz um último dueto swingante em “Upa Neguinho”. Momento de pura emoção, a interpretação de Zizi para “Retrato em Branco e Preto” é um dos pontos altos do (ótimo) DVD. Assim como a belíssima edição de imagem num clipe de fotos durante a canção “Dindi”, que conta com a guitarra de Roberto Menescal que, aliás, canta junto a Zizi versão batida de “O Barquinho”, um dos maiores sucessos da bossa nova, que vale muito pelos improvisos ao final da canção.

Na virada dos anos 80 para os anos 90, Zizi Possi se reinventou e, por isso, não pense que encontrará nesse DVD antigos sucessos da fase pop da cantora, como “Perigo” e “O Amor vem pra Cada Um”, não. Será mais fácil encontrar interpretações introspectivas e emocionantes para pérolas do cancioneiro popular, como “Sei lá, Mangueira”, de Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho. Mas é possível encontrar também momentos despojados, como o dueto com Alcione. Junto com a eterna “marrom”, Zizi interpreta e brinca durante “Gostoso Veneno” e emociona, ainda junto à Alcione, na belíssima interpretação de “Grande, Grande, Grande”. Tendo Alcione como platéia, Zizi interpreta “Sufoco”, numa versão de tirar o fôlego. Assim como a belíssima interpretação de “As Rosas não Falam” (Cartola) ou a swingante versão para “Nega do Cabelo Duro”.

Convidado que fecha o DVD, João Bosco comparece com grandes momentos, como quando divide com Zizi duas de suas pérolas, “Bala com Bala” e “Incompatibilidade de Gênios”. O DVD é encerrado com Zizi e Bosco em belíssima homenagem a Dorival Caymmi, em interpretação visceral de “Milagre”.

Enquanto o primeiro DVD prima por certa ousadia, o volume 2 do Cantos e Contos aposta na delicadeza que já é o bálsamo benigno de Zizi.

A abertura já é perceptivelmente emocionante, com interpretação belíssima de “Luiza” (Tom Jobim). Mote perfeito para que Zizi chame ao palco Luiza Possi. A filha de Zizi mostra amadurecimento ao fazer bela versão de “João e Maria” (Chico Buarque/ Sivuca). Pena que o repertório, ainda que bom, tenha falhas, como a inclusão da fraca “Tudo a Ver”, de Jorge Vercillo, lançada por Luiza em seu (bom) álbum Escuta.

Segundo convidado do DVD, Toninho Ferragutti comparece tocando bela sanfona durante dois dos melhores números do DVD: “Amor da Minha Vida” e “Assum Branco”. O DVD também prima pelas interpretações solo da cantora. Zizi emociona com nova abordagem para a lindíssima “Caminhos de Sol”, lançada pela cantora na década de 80 em seu álbum Um Minuto Além. Outro belo número é “Sentado à Beira do Caminho”, que é uma das surpresas do DVD, seguida de bela interpretação de “Senza Fini”.

Terceiro convidado do DVD, Eduardo Dussek é o destaque do projeto. Junto a Zizi, o cantor faz bela abordagem para “Desafinado” (Tom Jobim/ Newton Mendonça), mas o verdadeiro destaque é para o dueto da dupla na divertida “Cantando no Banheiro”, do próprio Dussek. Ótimo.

Mais um destaque do DVD, “Eu Velejava em Você” é um dos destaques do projeto devido à sensibilidade da cantora. Mais tocante até que a versão de Zizi para “Palavras”, de Gonzaguinha (acompanhada apenas do som de um bumbo). Quarto convidado do DVD, infelizmente Ivan Lins cantou apenas uma canção com Zizi e, não por acaso, a belíssima “Bilhete”, que foi precedida pela belíssima “Alfonsina y el Mar”, que contou com a solitária voz de Zizi ao som do lindo piano de Ivan.

Para chamar a última convidada da noite, Zizi fugiu de seu repertório habitual para transitar por outros mundos. E deu certo. Pérola de John Ulhoa, “Nada pra Mim” é um dos belos momentos do projeto, que serviu de gancho para convidar ao palco Ana Carolina, a última convidada dos 12 shows. Juntas, as duas interpretaram números delicados como “Ruas de Outono” e um medley que uniu a belíssima “Carvão” (do repertório da própria Ana) a “Quem é Você” (lançada por Zizi em seu belíssimo álbum Valsa Brasileira). O DVD é encerrado com Ana e Zizi num dueto descontraído e delicioso em “Bom Dia”, de Swami Jr. e Paulo Freire.

Em ambos os DVD’s há também belíssimos documentários intitulados Contos, que mostram, além dos bastidores dos 12 shows, trechos que ficaram fora da seleção Cantos. Pende à perfeição por ser regado a emoção e sensibilidade.

Enfim, Cantos e Contos, tanto 1 quanto o 2, são ótimas aquisições para aqueles que querem ter uma experiência única de conferir a plenitude da beleza e da sensibilidade do canto de uma das maiores e melhores cantoras do Brasil, Zizi Possi. Vale (e muito) à pena.


Nenhum comentário: