quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Trilha de “Addams” envolve, mas não convence


Opinião de Cd
Título: The Addams Family - Broadway Cast
Artista: Bebe Neuwirth, Nathan Lane, Krystra Rodrigruz, Kevin Chamberlin e grande elenco.
Gravadora: Sony Music
Cotação: ***

Musical de Marshall Brickman e Rick Elice com musicas e letras de Andrew Lippa, The Addams Family cumpre concorrida temporada na Broadway. Com nomes como Nathan Lane (The Producers) e Bebe Neuwirth (Chicago), o musical prima mais pela comédia em si que pelas músicas, tendo recebido ferinas críticas da imprensa especializada em sua estreia. E realmente as canções, fora de cena, envolvem, mas não chegam a convencer.

A abertura é ótima, principalmente quando se rascunha o tema original da série The Addams Family (o tema do estalar de dedos) e a primeira canção (cantada por todo o elenco) é também um dos melhores momentos do álbum. “When You’re na Addams” envolve e empolga, principalmente durante a divisão de versos, dando destaque para os protagonistas Nathan Lane (que encarna Gomez Addams) e Bebe Neuwirth (que encarna Morticia Addams). O álbum começa prometendo ser mais do que realmente é. “Pulled”, cantada por Krysta Rodriguez (Wednesday Addams), é outro momento que também empolga, principalmente por apostar numa sonoridade voltada para o rock, mas sem deixar a mágica aura da “velha Broadway” de lado. E é essa magia da “velha Broadway” o grande trunfo do álbum. Em nenhum momento você se sente desconfortável ao ouvir as canções que, por mais que não tenham letras que façam sentido fora dos palcos, são o grande trunfo de Andrew Lippa. Ele soube bem como montar arranjos interessantes, bonitos e sem parecerem herméticos demais. Foi na medida certa, principalmente em temas como “Where did we go Wrong”, que é dividido por Nathan e Bebe que conseguiram seguir a proposta latina das canções sem prejudicar suas respectivas formas vocais. Outro tema que também prima pelo ar de “velha Broadway” é “One Normal Night”, que faz uma mistura da antiga Broadway de orquestrar magistrais com a nova Broadway voltada a temas de bandas menores e com o rock como tema principal. A junção dá certo, principalmente quando Kevin Chamberlin assume a canção (interpretada por Krysta Rodriguez com eventuais intervenções de Bebe e Nathan) dando um ar quase camerístico à faixa, num dueto com o coral do espetáculo. Belo. O álbum segue muito bem, principalmente quando Nathan Lane assume seu primeiro solo, “Morticia”, num tom latino que lembra, como sua personagem, tangos argentinos. O álbum só começa mesmo a se perder na faixa “What If” interpretada por Adam Riegler (Pugsley Addams). A valsa cantada pelo ator mirim chega a envolver em alguns momentos, mas não chega, de fato, a empolgar, tornando a passagem plácida e chata, principalmente por sua voz ainda em desenvolvimento. Um dos momentos mais divertidos do álbum (e do próprio musical) é “Full Disclosure” cantada por todo o elenco, que une o clássico quase lírico (durante a belíssima passagem de “Waiting” cantada por Carolee Carmello) ao jovial e quase jocoso no fim da canção. Empolga.

O álbum atinge realmente seu ápice quando Bebe Neuwirth, Kevin Chamberlin (Uncle Fester) e Nathan Lane têm seus respectivos solos, nas três melhores canções do álbum: “Just Around the Corner” (onde Bebe assume um tema especificamente clássico da Broadway, lembrando grandes musicais como Sweet Charity, Nine e, o protagonizado pela própria, Chicago), “The Moon And Me” (um número aonde Kevin vai do lírico ao grotesco em questão de compassos e mostra o grande cantor que, de fato, é – valeu, inclusive, sua indicação ao Tony Awards 2010) e “Happy Sad” (belíssimo número solado por Nathan, que faz com que o álbum atinja seu ápice maior). O álbum volta a cair em seus trilhos mais convencionais em “Crazier than You”, dueto de Krysta Rodriguez com tom mais pop. Em “Let’s not Talk About Anything Else but Love” que aparece numa reprise pequena (de menos de 1 minuto) protagonizado pela hilária Jackie Hoffman, que, infelizmente, muito pouco teve a fazer nesta trilha, tendo uma única pequena participação nesta faixa (sua participação, apesar de hilária, também é pequena no musical, mesmo valendo suas pequenas aparições, ela merecia mais). Outro tema que tenta, mas não chega a empolgar é “In the Arms”, dueto de Terrence Mann com Carolee Carmello, que tenta se destacar como novidade, mas é convencional e apenas correto. Nathan e Bebe voltam a protagonizar outro bom tema do álbum, “Life Before We Die”, que tem boa letra e se sustenta fora de cena. O tema é seguido pelo momento mais belo de todo o álbum, o “Tango de Amor”, belíssimo tango convencional com pitadas de Broadway, que dá a ele um sabor todo especial. Delicioso de se ouvir (ele exala romance e sedução por todo o álbum. Aliás, talvez seja este adorno todo latino e recheado de tangos que faça do álbum tão sedutor). A última canção é “Move Toward the Darkness”, que encerra o álbum de maneira bonita, mas deixando a impressão de que poderia ter sido melhor.

Na edição virtual do álbum há ainda uma faixa bônus, “Clandango”. Um tema totalmente latino que foi usado como abertura da pré-estreia do espetáculo em Chicago.

Enfim, The Addams Family – Broadway Cast é um disco extremamente sedutor que peca apenas pelas letras que, fora da história original, parecem estar muito deslocadas. Mas vale à pena ouvir e se deixar envolver pela mágica de uma Broadway que, infelizmente, está deixando de existir. Vale conferir.

Nenhum comentário: